Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal e Cidadania em pauta...

Educação Fiscal

18/08/2016 23/08/2016 13h55m

Educação Fiscal e Cidadania em pauta na EMEF Pão dos Pobres


Quanto mais se aproxima a data do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, as escolas do município aprimoram as apresentações e recebem o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) para a seleção classificatória do festival. O objetivo é decidir quem subirá ao palco do Centro Desportivo Municipal (CDM), nos dias 17 e 24 de setembro e 8 de outubro, no Clube Recreativo Dores.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pão dos Pobres, abriu as portas nesta quinta-feira (18), para as coordenadoras do PMEF, Rosaura Vargas e Adriana Aires e para a disseminadora, Rozania Rosa, que assistiram atentamente as produções dos alunos. Elas contaram com a ajuda da professora mestranda Tassia Farencena e da professora e representante da Educação Fiscal na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Cristina Bento Farias, para avaliar as apresentações.

A Diretora Nadia de Cecco deu início às atividades e falou um pouco sobre a parceria entre a Educação Fiscal com a escola, que vem de um longo período,  e é trabalhado com professores e os mais de 600 alunos. Em seguida, a gestora passou a palavra para a professora e coordenadora do projeto de Educação Fiscal na instituição, Medianeira Garcia, que ressaltou a alegria de poder participar mais uma vez do festival e a importância da Educação Fiscal como tema integrador na escola.

Após o pronunciamento da coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, foi executado o Hino Nacional e logo após teve início mais uma etapa classificatória do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança. Durante o dia, foram 121 apresentações dos alunos das turmas do 1º ao 9º anos. A maioria das produções foram poesias. Também foram produzidas canções de Rap, paródias e dança. Além dos alunos, os professores cantaram uma paródia e a diretora Nadia, declamou uma poesia.

Na ocasião, ainda foi apresentada oficialmente outra proposta da escola. O Informativo Escolar, que foi desenvolvido pelos alunos e será confeccionado duas vezes por ano, um a cada semestre.

A diretora Nadia destacou a importância do envolvimento da escola com a Educação Fiscal e a cidadania. “O tema educação fiscal consta no Projeto Político Pedagógico (PPP) e no regimento interno da escola. A EMEF Pão dos Pobres atua junto ao PMEF, desde o começo, pois sabe da importância que é a fiscalização dos impostos para que a nossa cidade e o país cresçam e para que consigamos, nesta época tão conturbada, formar cidadãos atuantes, vigilantes e com senso de ética e dignidade”, ressalta a dirigente.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial