Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Alunos do Núcleo de Educação Infantil...

Educação Fiscal

18/07/2016 27/07/2016 14h02m

Alunos do Núcleo de Educação Infantil CAIC participaram do Varal da Cidadania


O varal da cidadania passou por mais uma escola na última semana. Na quinta-feira (14), na semana do aniversário da escola, o Núcleo de Educação Infantil CAIC Luizinho De Grandi, foi quem recebeu a visita das Integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) para participar da atividade.

Os 46 alunos do berçário I e II, além dos professores e estagiários, receberam os mais de 300 itens destinados ao PMEF pela Receita Federal do Brasil, fruto das apreensões do orgão nacional. As professoras Dircelene, Silviani e Elisângela explicaram que trabalham a Educação Fiscal e a cidadania com as crianças brincando de mercadinho, utilizando embalagens de mercados e notas fiscais.

- As crianças adoraram, brincar, explorar, escolher os brinquedos e entregar as notas fiscais de maneira lúdica. - Afirmaram as professoras.

O objetivo da atividade é estimular o professor a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do varal da cidadania, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo.

O Núcleo de Educação Infantil CAIC, desenvolve um projeto denominado de “Educação Fiscal: Bebês Cidadãos” que tem como objetivo construir a cidadania, desde a mais tenra idade, através do desenvolvimento de atividades relacionadas à Educação Fiscal, em parceria com as famílias, considerando que esta temática é de extrema relevância para nossa comunidade e a sociedade como um todo. 

Ainda durante a atividade, os pais que estavam interessados puderam se cadastrar nos programas da Nota Fiscal Gaúcha e Nota Fiscal do Coração. Os programas sorteiam prêmios em dinheiro à pessoas físicas, distribui recursos financeiros a instituições filantrópicas do município, além de oferecer descontos no IPTU, estimulando a sociedade a solicitar de empresa ou empreendedor individual a nota fiscal eletrônica com CPF. Assim, serviços prestados por academias de ginástica, salões de beleza, gráficas, assistência técnica, transporte escolar e outros, podem gerar prêmios e benefícios a toda a sociedade.

Foi realizada também uma pesquisa com os pais, para saber se eles consideram importante que as crianças aprendam desde pequenas sobre cidadania e exigência da nota fiscal na compra de uma mercadoria ou serviço. Luciana Fontoura dos Reis considera que, " é importante saber o valor e dar valor a tudo que se quer e o que já se adquiriu, pois assim eles vão crescer tendo responsabilidade".

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca


Fotos: Rozania Rosa e Rosaura Vargas

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial