Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEF José Paim de Oliveira trabalha...

Educação Fiscal

08/07/2016 08/07/2016 13h21m

EMEF José Paim de Oliveira trabalha com a Educação Fiscal no Varal da Cidadania


EMEF José Paim de Oliveira trabalha com a Educação Fiscal no Varal da Cidadania

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paim de Oliveira, na tarde do último dia 07 de julho para levar o Varal da Cidadania aos alunos professores dos anos iniciais da instituição.

Para dar início as atividades, a coordenadora do PMEF Rosaura Vargas, junto com a disseminadora Rozania Rosa, reforçaram a importância da nota fiscal e a consciência sobre os tributos pago pelos cidadãos. Em seguida partiram para a realização do varal da cidadania com os alunos do 1º ao 5º ano

 A partir de materias recicláveis e apoiados na publicação do Programa Nacional do Livro Didático "A Economia de Maria" da escritora Telma Guimarães Castro Andrade, as crianças da educação infantil da EMEF José Paim de Oliveira confeccionaram cofres individuais e um coletivo a partir da, para depositar as notas fiscais como forma de “pagar” pelos itens recebidos na atividade do varal. Já o individual, foi para levar para casa, e como ato simbólico colocado uma moeda para começarem a poupança com o novo cofre.

Os alunos do 3º e 4º ano desenvolveram com a professora Denize Silva dos Santos, desenhos, acrósticos, quadrinhos e poesias sobre o tema e foi formado um varal para exposição das produções na escola. Também durante a tarde, foram apresentadas duas paródias de alunos do 5º ano com o tema da Educação Fiscal. Uma delas com a música da cantora Anitta, "Show das Poderosas" e a outra na música de Luan Santana.

Consciência cidadã

O PMEF desenvolve atividades pedagógicas que estimulam a consciência cidadã e a compreensão da necessidade da correta aplicação de recursos oriundos da arrecadação tributária. O objetivo é a construção de melhorias coletivas à sociedade. Entre as iniciativas promovidas pelo programa, está o Varal da Cidadania, atividade que consiste em estimular o professor a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. A publicação “Adu e Ana – Encarando a pirataria e o Contrabando”, serve como material de apoio, e é produzido pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade e destinado ao Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) pela parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, RS.

No dia do varal da cidadania, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho ou brinquedo), destinado pela Receita Federal do Brasil ao PMEF.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Fotos: Jaqueline da Costa Braz

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial