Educação Fiscal

21/06/2016 23/06/2016 10h56m

Oficinas do PMEF estimulam os alunos da rede municipal a pensar sobre cidadania


EMEF Duque de Caxias

A manhã de terça-feira (21) marcou mais uma vez a parceria entre a Escola Municipal de Ensino Fundametntal (EMEF) Aracy Barreto Sacchis com o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Após receber a exposição sobre a história da administração tributária no Brasil, as coordenadoras Rosaura Vargas e Adriana Aires estiveram na instituição para ministrar uma oficina pedagógica.

Duas turmas do 6º ano receberam as integrantes do PMEF e assistiram aos vídeos, “Consciência Tributária”, “Cidade Organizada” e “Ciclo Fiscal”, produzidos para o 2º Concurso Universitário de curta-metragem. Após o primeiro momento os 39 alunos produziram trabalhos durante a aula com as professoras de português, Mari Lucia, Denise Manhago de inglês e Michele Spall de artes.

A atividade da oficina foi voltada para que os alunos respondessem a pergunta sobre o que eles podem fazer para mudar o mundo em que vivem. Dentro das criações dos alunos se destacaram trabalhos como o da aluna Isabela Becker, que desenhou uma história em quadrinhos sobre Educação Fiscal.

“Esse trabalho sobre Educação Fiscal é fundamental transmitir a nossos alunos, pois através dessas informações importantes despertaremos, com certeza, cidadãos mais conscientes e participativos em nossa sociedade. Com isso teremos uma vida mais digna, confiante e livre da corrupção”. Avaliou a professora Mari Lucia Ferigolo.

Já a professora de inglês, Denise Manhago, afirmou que a escola está envolvida nos assuntos da cidadania: “Nossa escola desenvolve e trabalha muito com os temas de Educação Fiscal. Os alunos se compremetem e aprendem quando são motivados. A prefeitura municipal sempre nos apoia e nos dá condições de trabalho sobre este tema que se faz tão importante e necessário nos dias de hoje”.

 

EMEF Duque de Caxias

Na tarde de segunda-feira (20) e na terça (21), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, também recebeu uma oficina do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). Na escola as atividade foram voltadas para o conteúdo da exposição da Receita Federal sobre a história da administração tributária do Brasil que esteve na escola durante toda a última semana, entre os dias 13 à 21 de junho.

As atividades desenvolvidas pelas integrantes do PMEF, Rosaura Vargas e Adriana Aires, com os alunos do 4º e 5º ano, foi para que eles pontuassem três direitos e deveres dos cidadãos. Eles poderiam representar os seu entendimento sobre o conteúdo em forma de texto ou de desenho.

Mara Sarturi, professora do 5º ano comentou que: “A explanação realizada foi de muita valia porque agregou dados que estão sendo trabalhados em sala de aula, como por exemple a história da chegada dos portugueses ao Brasil. Foi esclarecedor aos alunos para que entendessem o que trata a Educação Fiscal”.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Fotos: Rosaura Vargas

Coordenação: Rosaura Vargas

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial