Educação Fiscal

15/06/2016 17/06/2016 16h08m

EMEF Duque de Caxias recebe a exposição da Receita Federal


A exposição da Receita Federal do Brasil, sobre a história da administração tributária no Brasil segue o seu cronograma e está exposta em mais uma escola da rede municipal. Nesta semana, ficará na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, entre os dias 13 à 21 de junho.

Durante a instalação do material, realizada pelas integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), na manhã desta segunda-feira (13), a coordenadora adjunta Adriana Aires aproveitou para fazer uma apresentação aos alunos e professores de cinco turmas, sobre o material contido na mostra.

A equipe diretiva da escola ficou entusiasmada com mais esta possibilidade de trabalhar a Educação Fiscal e já foram agendadas duas oficinas para sugerir maneiras de trabalhar o conteúdo de forma transdisciplinar. Os alunos também demonstraram interesse já no primeiro contato, enquanto era montado o material, que aconteceu na hora do intervalo das aulas.

A EMEF Duque de Caxias foi uma das escolhidas para receber a exposição, após uma oficina realizada pelo PMEF com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição, e despertou interesse na diretora Silvia Borges de ser compartilhada com toda a escola.

A professora de história, Jaqueline Ferreira Pes, propôs-se a levar as turmas uma de cada vez para que os estudantes pudessemm apreciar a exposição de forma completa. Também foi acordado uma atividade em que os alunos irão escolher um dos banners da exposição e contextualizar com o conteúdo da disciplina em sala de aula para depois enviarem para o e-mail do PMEF.

Durante as visitas das turmas do 9º ano com a professora de português Glivia Guimarães Nunes, foi realizada uma atividade com os alunos, para que eles avaliassem a mostra e os conhecimentos lá adquiridos. Para Mabel Amador Lopes, aluna do 9º ano, “a história da administração tributária do Brasil, teve bastante avanço conforme o tempo passou, hoje em dia é muito mais prático, graças a técnologia”.

Nos dois últimos dias em que a mostra ficará exposta na escola, os alunos dos 4º e 5º anos irão participar de oficina com as coordenadoras do Programa de Educação Fiscal.

A exposição está disponível também online, no site da Receita Federal do Brasil e passará por mais três escolas.

Cronograma da exposição “História da Administração Tributária no Brasil”

22/06 à 28/06 - EMEF Irmão Quintino

29/06 à 01/06 - Hall Prefeitura Municipal de Santa Maria

04/07 à 08/07 - EMEF Perpétuo Socorro

11/07 à 15/07 - EMEF Caic Luizinho De Grandi

 

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, RS, desde 2002, por meio das Secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Fotos: Rosaura Vargas e Pedro Lucca

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial