Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Ônibus da Leitura foi apresentado aos...

Educação Fiscal

21/05/2016 24/05/2016 08h05m

Ônibus da Leitura foi apresentado aos santa-marienses na manhã deste sábado (21)


Ônibus da Leitura foi apresentado aos santa-marienses na manhã deste sábado (21)

Uma iniciativa ousada e inovadora foi apresentada aos santa-marienses na manhã deste sábado (21), na Praça Saldanha Marinho. Trata-se do “Ônibus da Leitura”, uma espécie de biblioteca sobre rodas que vai levar a diferentes pontos de Santa Maria atividades para despertar a curiosidade e a paixão pelos livros. O veículo itinerante integra o programa Leitura do Coração, desenvolvido pela Secretaria de Município da Educação (Smed) e voltado a disseminar a leitura nas escolas de Rede Municipal de Ensino (RME).

A solenidade de lançamento do projeto reuniu autoridades, alunos, professores e diretores de escolas, poetas e escritores da Academia Santa-mariense de Letras e Casa do Poeta de Santa Maria. O ato contou com apresentação do coral Illumina, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e da Banda da Brigada Militar.

Em seu pronunciamento, o prefeito Cezar Schirmer homenageou a equipe da Smed pela iniciativa, destacando os demais projetos desenvolvidos pela pasta, como o Malhando o Cérebro, Matemática em Ação e o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). “Estes projetos e programas representam o investimento na educação das crianças, contribuindo na formação do caráter e preparando nossos jovens para o exercício da cidadania”. O chefe do Executivo enfatizou que o Ônibus da Leitura é mais um instrumento de incentivo ao hábito da leitura. “Este veículo representa mais uma forma de atrair s crianças para a leitura, para o aprendizado e para a cultura”, concluiu.

A secretária de Educação, Silvana Guerino, definiu o momento como a realização de um sonho construído a muitas mãos entregue aos 19 mil alunos da RME. “Agradeço ao incentivo do prefeito Schirmer pelo apoio à nossa proposta educativa, temos um gestor que acredita na educação para mudar o futuro das nossas crianças e na sociedade. Nosso sentimento é de gratidão”. 

 

Biblioteca itinerante vai visitar diferentes comunidades
O veículo que se transformou em Ônibus da Leitura foi entregue à Prefeitura de Santa Maria por meio de uma doação da Receita Federal ao Programa Municipal de Educação Fiscal, coordenado por Rosaura Vargas. Remodelado e personalizado, o veículo foi adaptado e se transformou em uma biblioteca itinerante que vai levar leituras e atividades para comunidades de Santa Maria.

O Ônibus da Leitura está equipado com som, aparelho de DVD, microfone e televisão. O espaço antes utilizado como guarda volumes foi transformado em estante de livros. Em suas visitas aos bairros, o veículo vai levar às comunidades contação de histórias, prática de xadrez, música, vídeos educativos e outras iniciativas voltadas à leitura. A Smed também tem intenção de realizar visitas guiadas a espaços culturais da cidade, destinadas aos alunos da RME. O cronograma de visitas do Ônibus da Leitura está sendo finalizado pela SMED e deve ser divulgado em breve.

 

Programação segue durante a tarde deste sábado
A programação do lançamento do Ônibus da Leitura se estende até às 17h, na Praça Saldanha Marinho. Durante a tarde haverá torneio de Xadrez, contação de histórias, oficinas, apresentações artísticas, entre outras atrações. Um dos destaques da programação é a Campanha de Arrecadação de Livros para o Projeto Leitura no Coração. Quem desejar doar livros para o projeto poderá leva-los até a praça, onde haverá pontos de arrecadação. A Secretaria de Esporte e Lazer disponibilizou brinquedos infláveis para as crianças. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fotos: Ana Bittencourt (Mtb 14265) e Professora Vera Simon

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial