Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Uma manhã de sábado diferente para...

Educação Fiscal

30/04/2016 30/04/2016 14h16m

Uma manhã de sábado diferente para os professores dos anos iniciais


Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania

Com o intuito de motivar a participação efetiva dos professores em desenvolver os temas relacionados à Educação Fiscal dentro da sala de aula, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), em conjunto com a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), realizou mais uma oficina do Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania.

Os professores dos anos Iniciais (1º a 3º anos) da Rede Municipal de Ensino (RME) e de Escolas Estaduais de Santa Maria e da região participaram, neste sábado (30), do Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo a Cidadania, realizado no auditório do Centro Administrativo da prefeitura de Santa Maria. A atividade foi realizada pela Professora Cristina Helena Bento Farias, Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Educação, Supervisora do PNAIC (UFSM), Assessora Pedagógica Responsável pela Educação Fiscal na 8ª CRE e Professora do Município de Santa Maria.

Em um primeiro momento a coordenadora do PMEF Rosaura Vargas, apresentou o programa de Educação Fiscal, através de vídeos e algumas ideias que já foram trabalhadas ao longo desses anos pelos professores e estudantes de Santa Maria. Os professores se apresentaram e divulgaram algumas ações que já desenvolveram em suas escolas, demonstrando a qualidade com que a Educação Fiscal vem sendo desenvolvida em suas escolas.

Na sequência, a professora Cristina também apresentou vídeos temáticos que podem ser trabalhados junto aos alunos. Cristina Bento Farias ressalta que '' o tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais.'' Cristina salientou que o tema “educação fiscal” está amparado nos planos estadual e municipal de Educação. Enfatizou também, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como objetivo sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica.

A Educação Fiscal na BNCC possui alguns propósitos como conhecer direitos e deveres, identificar alguns papéis sociais existentes em seu grupo de convívio, dentro e fora da escola, sensibilizar e promover à criança e comunidade da importância da arrecadação dos tributos que serão transformados em benefícios para a população, assim como a aplicação dos recursos públicos, disseminando através da realização de campanhas junto aos pais e comunidade, arrecadando notas fiscais e incentivando a família a participar de eventos e atividades referentes ao tema abordado juntamente com os seus filhos.

Novas palestras com temas diversos serão realizadas no mês de maio, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Santa Maria (Rua Venâncio Aires, nº 2277, Centro). Professores ou pessoas interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo telefone 55 3921 7073.

Próximas palestras do Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania

02 de maio – 8h 30 min OU 14h - Cinema e Artes;

Artista Plástica, MARÍLIA CHARTUNE TEIXEIRA (8h30min);

Adriana Aires Pereira, professora da História da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Possui Graduação em História e Especialização em História do Brasil pela - UFSM, Mestranda em Educação pela UNISC, bolsista Prosup - CAPES. Coordenadora Adjunta do Programa de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Criadora e Coordenadora do PACIPEN - Projeto de Aprendizagem Arte e Cinema na EMEF Padre Nóbrega. (10h)

MARIANGELA SCHEFFER CARDOSO, Presidente da Associação Piazito Arte e Cultura ,Produtora e Integrante da coordenação  do CINEST- festival de cinema estudantil ,ministra oficinas de cinema em escolas desde 2009. (14)

TEMA: Cinema- escola- educação- Um olhar diferente através das câmeras

03 de maio – 14h - Matemática;

Prof. DIANA DIAS SAMPAIO – UFSM, Economista (Educação Financeira)

04 de maio – 8h 30 min OU 14h – Ed Física e Ciências;

Sr. Marciano Loureiro Filho – EMATER – 8h30min

Tema: Horta e projetos desenvolvidos pela EMATER

Profª. Drª. Marta Regina Lopes Tocchetto - possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), especialização em Tratamento de Resíduos Industriais pela Pontifícia Universidade Católica-RS (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-seção RS e adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos industriais e águas. (14h)

Tema: Degradação ambiental: quanto custa e quem paga esta conta?

Abordagem: prejuízos social, ambiental e econômico da destruição ambiental (poluição da água, geração crescente de lixo e outros impactos provocados pelo homem).

05 de maio – 8h 30 min OU 14h - História e Geografia;

Prof. ADRIANA AIRES PEREIRA - História às (8h3 min e 14h);

Professora MEDIANEIRA GARCIA - Geografia às (8h30min e 14h).

Profª Drª HELENISE SANGOI ANTUNES, do Programa de Pós-Graduação em Educação e diretora do Centro de Educação - UFSM/RS. Às (14h)

Tema: Cartografia – Escolas do Campo

06 de maio – 8h 30 min OU 14h - Português e Inglês;

Felipe Freitag - Licenciado em Letras Português-UFSM e Mestre em Estudos Linguísticos-UFSM. (08h3min)

Tema: A educação Fiscal aliada a Teoria Holística da Atividade (THA).

A THA procura orientar docentes e discentes sobre a formação humana na escola, levando para dentro da sala de aula questões da socioculturabilidade dos educandos. Dessa maneira, a educação fiscal-cidadania sendo um elemento presente na sociedade vai ao encontro dos pressupostos básicos da THA.

BRUNA PFAFFENZELLER, Procuradora da República(14h30min)

Tema: Explanação sobre o viés criminal e cível (improbidade administrativa) da corrupção  e as 10 Medidas contra a Corrupção do MPF, fazendo um link com o Projeto MPEDUC - Ministério Público pela Educação.

Prof. Roseclei Martini Sanchotene - Professora estadual desde 1982, com especialização em Língua Portuguesa na FESB/FAFISB – São Borja – RS; ministra aulas para concursos em geral e para vestibulares, atua em Santa Maria e região. (15h30min)

Texto: Acadêmica de Jornalismo Maiara Strassburger

Fotos: Maiara Strassburger/ Rozania Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial