Educação Fiscal

28/04/2016 29/04/2016 14h42m

Alunos dos 6ª anos da EMEF Luizinho De Grandi participam de oficina pedagógica da Educação Fiscal


Oficina realizada pela professora Adriana Aires

Na manhã desta quinta-feira (28), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) realizou uma oficina pedagógica com os estudantes dos 6ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Junto ao CAIC Luizinho De Grandi, com o objetivo de estimular o trabalho da temática “Educação Fiscal”, associada aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Estiveram presentes nesta oficina apresentando a Educação Fiscal, a disseminadora da Educação Fiscal Rozania Rosa e a professora e coordenadora adjunta, Adriana Aires, que trabalhou com o tema de forma lúdica. Os estudantes foram estimulados a reconhecer em jornais notícias e/ou figuras relacionadas a notas fiscais, tributos, sonegação, recursos públicos e produzir cartazes que serão expostos na 43ª Feira do livro de Santa Maria.

A professora e coordenadora pedagógica Vania Meneghetti destacou que '' a Educação Fiscal perpassa todos os conteúdos e pode ser trabalhada em todas as disciplinas, sim! Como escola, alguns temas nos inquietam mais.'' A professora Adriana Aires ainda ressalta que '' o tema Educação Fiscal é muito importante, visto que é atual e contribui com a formação integral dos alunos. A partir deste, formaremos cidadãos críticos e participativos da sociedade atual. ''

Vania ainda declarou que, em situações, como quando o estudante risca a sua classe ou banheiro, é explicado a eles que, quando estragam o patrimônio público, estão desperdiçando o dinheiro que os seus pais pagam em impostos para manter a escola em condições de uso para os estudantes. As ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula promovem, a longo prazo, a transformação na sociedade, como os alunos do 6ª ano declararam que, a oficina foi importante para que eles exigiam a nota fiscal no momento da compra, que ao trabalharem a Educação Fiscal os tornam cidadãos melhores para a nossa sociedade.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e UFSM. As demais escolas e professores ou pessoas interessados em participar de oficinas da Educação Fiscal podem entrar em contato pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo telefone 55 3921 7073 .


Texto: Acadêmica de Jornalismo Maiara Strassburger

Fotos: Rozania Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial