Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Seminário Regional de Educação Fiscal terá...

Educação Fiscal

29/04/2016 29/04/2016 21h12m

Seminário Regional de Educação Fiscal terá atividades neste sábado


 Palestra deste sábado será com a Professora Cristina Helena Bento Farias,

Com o intuito de motivar a participação efetiva das escolas em desenvolver os temas relacionados à Educação Fiscal dentro da sala de aula, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), em conjunto com a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), realizará mais uma atividade do Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania.

O evento, voltado a professores da educação infantil e dos anos iniciais, acontecerá sábado (30), das 9 h as 11 h no Auditório do Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Venâncio Aires, 2277, no térreo. A oficina será ministrada pela Professora Cristina Helena Bento Farias, Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Educação, Supervisora do PNAIC (UFSM), Assessora Pedagógica Responsável pela Educação Fiscal na 8ª CRE e Professora do Município de Santa Maria.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e UFSM. De acordo com a coordenadora, a missão do programa é “conscientizar a sociedade, através da escola, sobre a função socioeconômica do tributo, buscando o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população”.

A Coordenação do Programa de Educação Fiscal solicita que os professores que pretendem participar das oficinas confirmem presença pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo telefone 39217073.

Programação do Seminário Regional de Educação Fiscal.

02 de maio – 8h 30 min OU 14h - Cinema e Artes;

Artista Plástica, MARÍLIA CHARTUNE TEIXEIRA (8h30min);

ADRIANA AIRES PEREIRA, professora da História da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Possui Graduação em História e Especialização em História do Brasil pela - UFSM, Mestranda em Educação pela UNISC, bolsista Prosup - CAPES. Coordenadora Adjunta do Programa de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Criadora e Coordenadora do PACIPEN - Projeto de Aprendizagem Arte e Cinema na EMEF Padre Nóbrega. (10h)

MARIANGELA SCHEFFER CARDOSO, Presidente da Associação Piazito Arte e Cultura ,Produtora e Integrante da coordenação  do CINEST- festival de cinema estudantil ,ministra oficinas de cinema em escolas desde 2009. (14)

TEMA: Cinema-escola-educação - Um olhar diferente através das câmeras

 

03 de maio – 14h - Matemática;

Prof. DIANA DIAS SAMPAIO – UFSM, Economista (Educação Financeira)


04 de maio – 8h 30 min OU 14h – Ed Física e Ciências;

Sr. Marciano Loureiro Filho – EMATER – 8h30min

Tema: Horta e projetos desenvolvidos pela EMATER

Profª. Drª. Marta Regina Lopes Tocchetto - possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), especialização em Tratamento de Resíduos Industriais pela Pontifícia Universidade Católica-RS (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-seção RS e adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos industriais e águas. (14h)

Tema: Degradação ambiental: quanto custa e quem paga esta conta?

Abordagem: prejuízos social, ambiental e econômico da destruição ambiental (poluição da água, geração crescente de lixo e outros impactos provocados pelo homem).

05 de maio – 8h 30 min OU 14h - História e Geografia;

Prof. ADRIANA AIRES PEREIRA - História às (8h3 min e 14h);

Professora MEDIANEIRA GARCIA - Geografia às (8h30min e 14h).

Profª Drª HELENISE SANGOI ANTUNES, do Programa de Pós-Graduação em Educação e diretora do Centro de Educação - UFSM/RS. Às (14h)

Tema: Cartografia – Escolas do Campo

06 de maio – 8h 30 min OU 14h - Português e Inglês;

Felipe Freitag - Licenciado em Letras Português-UFSM e Mestre em Estudos Linguísticos-UFSM. (08h3min)

Tema: A educação Fiscal aliada a Teoria Holística da Atividade (THA).

A THA procura orientar docentes e discentes sobre a formação humana na escola, levando para dentro da sala de aula questões da socioculturabilidade dos educandos. Dessa maneira, a educação fiscal-cidadania sendo um elemento presente na sociedade vai ao encontro dos pressupostos básicos da THA.

BRUNA PFAFFENZELLER, Procuradora da República(14h)

Tema: Explanação sobre o viés criminal e cível (improbidade administrativa) da corrupção  e as 10 Medidas contra a Corrupção do MPF, fazendo um link com o Projeto MPEDUC - Ministério Público pela Educação.

Prof. Roseclei Martini Sanchotene - Professora estadual desde 1982, com especialização em Língua Portuguesa na FESB/FAFISB – São Borja – RS; ministra aulas para concursos em geral e para vestibulares, atua em Santa Maria e região. (15h30min)

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Maiara Strassburger

Fotos: Divulgação PMEF

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial