Educação Fiscal

29/04/2016 29/04/2016 13h55m

Alunos da EMEF Pão dos Pobres sobem ao palco da Feira do Livro, na Praça Saldanha Marinho


O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), com 14 anos de atividades, participa da 43ª Edição da Feira do Livro de Santa Maria. Na tarde desta quinta-feira (28), o PMEF levou ao palco da Praça Saldanha Marinho a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pão dos Pobres Santo Antônio. A escola, localizada no Bairro Salgado Filho, integra o programa desde 2006 e atende cerca de 600 estudantes do 1º ao 9º ano.

Durante o evento literário os alunos da escola encenaram a peça de teatro intitulada “Alice em Busca da Cidadania”, espetáculo que foi apresentado durante a 7ª edição do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena, em 2015. O texto é de autoria da professora Medianeira dos Santos Garcia e consiste em uma releitura do clássico da literatura infantil “Alice no País das Maravilhas, porém, com texto original, adaptado aos dias atuais. “Alice passa por uma aventura inusitada para conseguir o que quer, além de surpreender a todos ao longo da peça, com personagens da história convencional e algumas figuras novas”, conta a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas.

Além do teatro, o grupo de danças da EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio também subiu ao palco da Saldanha Marinho para apresentar ao público outro trabalho desenvolvido para o 9º Festival Cid Legal Canta e Dança. O grupo mostrou o espetáculo de danças com a música “Desgarrados”, de Mário Barbará. A coordenação do trabalho foi da professora Ana Cláudia Benites.

Missão: conscientização da sociedade

O Programa Municipal de Educação Fiscal é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de Educação e de Finanças. A missão do programa, de acordo com a coordenadora Rosaura Vargas, “é conscientizar a sociedade, através da escola, sobre a função socioeconômica do tributo, buscando o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

O PMEF conta com apoio da Delegacia da Receita Federal do Brasil, Delegacia da Fazenda Estadual, 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entre outras instituições.

Neste ano de 2016, o Programa de Educação Fiscal está desenvolvendo atividades como a 45ª edição do Informativo Cid Legal; a 22ª turma do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal; o 10º Festival Cid Legal Canta e Dança; a 9ª edição do Estudante Cidadão; a 8ª edição do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena; o 2º concurso de obra audiovisual de curta-metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”; a mostra de charges e cartuns Na Linha da Cidadania; jogos educativos; caderno pedagógico;palestras; oficinas pedagógicas; e o Varal da Cidadania.

Espetáculo teatral “Alice em busca de Cidadania”

Texto:professora Medianeira dos Santos Garcia

Alunos participantes:

Aislyn Cheiram Lima

Andreina Jaiand Flores de Oliveira

Ântoni Samuel Cruz Almeida

Débora Évelin Amaro Medeiros

Emília Dutra Fagundes

Êmily Uine Villanova da Silva

Évilin dos Santos Bueno

Gabrielly Ribeiro Machado

Juliane Dornelles Bianquin

Alanys Cheiram Lima

Rayana Amaro Silva

Álisson Guilherme Brasil Zeppenfeld

Cauã Flôres de Medeiros

Davi nunes leal

Paulo Vinícius Canto da Silva

Apresentação de Dança com a música “Desgarrados”

Coordenação: professora Ana Cláudia Benites

Alunos participantes

Ingrid da Silveira

Lucas Amorim Cezar

Michelli Silveira da Silveira

Kailany Correa Fernandes

Luciana Mattos dos Santos

Brenda Martins Rodrigues

Joana Oliveira de Oliveira

Paulo Vinícios Canto da Silva

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Adriana Aires/ Rozania Rosa 

Coordenação: Rosaura Vargas

 


 

 


 


 


 


 



 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial