Educação Fiscal

26/04/2016 29/04/2016 14h08m

Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania promove palestras sobre temas variados


Professora Cristina Bento Farias apresentando vídeos que podem ser trabalhados na Educação Infantil

Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) e de escolas estaduais de Santa Maria e da região participaram, na manhã desta terça-feira (26), do Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo a Cidadania, realizado no auditório do Centro Administrativo da prefeitura. Promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e realizado em parceria com a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), o evento contou com palestras e exibição de vídeos.

Após a apresentação da equipe do PMEF, coordenado por Rosaura Vargas, os participantes do seminário assistiram à palestra da representante da Educação Fiscal na 8ª CRE, professora Cristina Helena Bento Farias. A palestrante destacou que a educação infantil deve ser trabalhada em campos de experiências divididos como o eu, o outro e o nós, conscientizando e educando as crianças para o exercício da cidadania. “Através da Educação Fiscal nas escolas de educação infantil é possível transmitir aos alunos uma visão cuidadosa da nossa sociedade. Pela educação é possível trabalhar valores e construir um corpo social mais consistente e honesto”, afirma. Além da palestra, a professora também apresentou vídeos temáticos que podem ser trabalhados junto aos alunos.

Em Santa Maria, o Programa Municipal de Educação Fiscal promove a formação de professores para que sejam disseminadores do tema em suas escolas, núcleos familiares e nas relações sociais. O tema “educação fiscal” está incluído nos planos estadual e municipal de Educação. A coordenadora municipal do programa, Rosaura Vargas, salientou a importância do tema ser desenvolvido de forma transdisciplinar. “O professor é a pessoa mais capacitada para orientar os estudantes na Educação Fiscal, sem apresentar questões partidárias”, afirma.

No turno da tarde o tema foi "Inteligência Emocional" com Cátia Bairro Ferreira, pedagoga, psicóloga, life coach, escritora e palestrante, que no exercício dessas funções, busca contribuir positivamente para a vida das pessoas, transmitindo os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Cátia defende que "Quanto mais Inteligência Emocional você desenvolver, mais fácil será a sua desenvoltura na relação com seus alunos, colegas e demais pessoas no dia a dia."

Novas palestras com temas diversos serão realizadas até o mês de maio, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura (Venâncio Aires, nº 2277, Centro). Professores ou pessoas interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo telefone 55 3921 7073.

Os professores avaliaram de forma positiva o Seminário Regional de Educação Fiscal.


'' Achei muito proveitoso esse seminário, tanto a primeira parte, que foi bem explicativa sobre a Educaçaõ Fiscal, assunto novo para mim,que estou iniciando minha carreira no magistério, quando na segunda parte sobre as inteligencias (principalmente a inteligencia emocional). As palestrantes foram bem claras e objetivos,nos motivando para compreendermos o que elas estavam explicando. Adorei! '' Priscila Silva Carara EMEI Casa da Criança.

'' O Seminário foi muito importante. Acho importante o professor ter a oportunidade de poder estar refletindo questões do dia a dia das crianças.A Educação Fiscal, por exemplo colabora para o desenvolvimento de novas atitudes e práticas individuais  e coletivas de cidadania.'' Jucelaine Domingues Curin EMEI Casa da Criança

Próximas palestras do Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania

27 de abril (quarta-feira) – 8h30min OU 14 h – Anos Iniciais (4º a 5º anos);

Prof. CRISTINA BENTO FARIAS (8ª CRE) 8h30min

Sr ª Ivanice Zanini Schultes, Delegada Adjunta da Receita Estadual – 8ª DRE – Santa Maria (14 h)

Tema: Nota Fiscal Gaúcha

Prof.ª Dr. Rosemar de Fátima Vestena é Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS – Brasil (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Atualmente é professora da Graduação e Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano e da Rede Estadual de ensino. É membro do grupo de pesquisa: Formação de Professores e Docência – FORPRODOC. É diretora e integrante do elenco Grupo Teatral Frotole Del Baracon, Nova Palma – RS – Brasil.

Atua na área de Ensino de Ciências e Biologia, Pedagogia, Metodologia do Ensino em Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Educação Sexual, Saúde e Educação, Alfabetização Científica, Teatro e Educação, Cinema e Educação e Cultura Ítalo Riograndense. Acompanhará a oficina a Doutoranda Elenice Nicolítico (14h30min)

 

30 de abril (sábado) – 9 h às 11 h – Anos iniciais (1º a 3º anos);

Prof. Cristina Bento Farias – 8ª CRE


 

02 de maio – 8 h 30 min OU 14 h – Cinema e Artes;

Artista Plástica, MARÍLIA CHARTUNE TEIXEIRA (8h30min);

Adriana Aires Pereira, professora da História da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Possui Graduação em História e Especialização em História do Brasil pela – UFSM, Mestranda em Educação pela UNISC, bolsista Propus – CAPES. Coordenadora Adjunta do Programa de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Criadora e Coordenadora do PACIPEN – Projeto de Aprendizagem Arte e Cinema na EMEF Padre Nóbrega. (14 h)

03 de maio – 14 h – Matemática;

Prof. DIANA DIAS SAMPAIO – UFSM, Economista (Educação Financeira)


 

04 de maio – 8 h 30 min OU 14 h – Ed Física e Ciências;

Sr. Marciano Loureiro Filho – EMATER – 8h30min

Tema: Horta e projetos desenvolvidos pela EMATER

Prof.ª. Drª. Marta Regina Lopes Tocchetto – possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), especialização em Tratamento de Resíduos Industriais pela Pontifícia Universidade Católica-RS (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção RS e adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos industriais e águas. (14 h)

Tema: Degradação ambiental: quanto custa e quem paga esta conta?

Abordagem: prejuízos social, ambiental e econômico da destruição ambiental (poluição da água, geração crescente de lixo e outros impactos provocados pelo homem).

Rosemar de Fátima Vestena

05 de maio – 8 h 30 min OU 14 h – História e Geografia;

Prof. ADRIANA AIRES PEREIRA - História às (8h3 min e 14 h);

Professora MEDIANEIRA GARCIA - Geografia às (8h30min e 14 h).

Prof.ª Drª HELENISE SANGOI ANTUNES, do Programa de Pós-Graduação em Educação e diretora do Centro de Educação – UFSM/RS. Às (14 h)

Tema: Cartografia – Escolas do Campo

06 de maio – 8 h 30 min OU 14 h – Português e Inglês;

Felipe Freitas – Licenciado em Letras Português UFSM e Mestre em Estudos Linguísticos UFSM. (08h3min)

Tema: A educação Fiscal aliada a Teoria Holística da Atividade (THA).

A THA procura orientar docentes e discentes sobre a formação humana na escola, levando para dentro da sala de aulas questões da socioculturabilidade dos educandos. Dessa maneira, a educação fiscal cidadania sendo um elemento presente na sociedade vai ao encontro dos pressupostos básicos da THA.

CARLOS LUCIANO SANT’ANNA, Auditor-Fiscal da Receita Federal de Santa Maria, (14 h)

Prof. Roseclei Martini Sanchotene – Professora estadual desde 1982, com especialização em Língua Portuguesa na FESB/FAFISB – São Borja – RS; ministras aulas para concursos em geral e para vestibulares, atua em Santa Maria e região. (14h30min)


Favor confirmar o nome dos professores que participarão das oficinas pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo fone: 39217073.

 

Texto e fotos: Acadêmica de Jornalismo Maiara Strassburger

Coordenação: Rosaura Vargas

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial