Educação Fiscal

10/12/2015 11/01/2016 09h18m

Educação Fiscal divulga ganhadores do 2° Concurso de Curta-metragem


1º Lugar - Consciência Tributária - CTISM/Universidade Federal de Santa Maria Foto: Marina Fortes/ PMEF Santa Maria

O 2º Concurso de Curta-metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal” teve seu momento de festa no dia 10 de dezembro com a divulgação dos vencedores. O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) recebeu quarenta vídeos de diversas regiões do Brasil. Cinco vídeos da categoria estudante universitário e três da categoria professor foram premiados na solenidade que ocorreu no Centro de Atendimento ao Cliente da Receita Federal do Brasil

A cerimônia também ocorreu por meio de vídeo conferência para as cidades com delegacias da Receita Federal no Rio Grande do Sul e também da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Capanema(PR), Brasília (DF) e João Pessoa (PB).

O Superintendente Regional da Receita Federal do Brasil, Paulo Renato da Silva Paz, comentou a parceria com o PMEF e também a realização do concurso: “o 'Luz, Câmara e o Educação Fiscal', amadurecido em sua segunda edição, além de trazer para o debate no seio universitário para os temas afetos à necessidade de uma maior consciência tributária, oferece à sociedade reflexões de até três minutos, condizente com os dias corridos que vivemos.”

O Coordenador-Geral de Atendimento e Educação Fiscal de Brasília-DF, Antonio Henrique Lindemberg Baltazar, disse que se surpreendeu com a criatividade dos jovens universitários e de seus professores. “Considero um grande desafio realizar uma produção audiovisual que interaja com as questões relacionadas à função socioeconômica dos tributos, a eficiência dos gastos públicos e o controle social por parte da sociedade. E mais, fazer isto de maneira que cause prazer naqueles que estão a assistir a produção audiovisual. Parabéns a todos os envolvidos”.

Os vencedores do 2º Concurso de Curta-metragem, na categoria estudante universitário:

1º lugar: “Consciência Tributária”, de Emanuelle Rosa; Jéssica Lóss Barrios; Jonathan Lóss Barrios; Nátali Cezar Saccol E Robson Damião Picolini com orientação do professor Paulo Roberto Colusso, do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

2º lugar: “Ciclo Fiscal”, de Humberto de Oliveira Ferreira; Lucas Augusto Puhl; Matheus Azambuja de Almeida; Thamara Silva Godois e Vitor Siqueira Ceolin com orientação do professor Fernando Barboza, da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

3º lugar: “João e o tributo”, de Débora Lemos, Jorge Pippi; Rodrigo Acunha de Souza; Verônica Bersch; Vicente Rosso com orientação de Cláudia Souto, do Centro Universitário Franciscano – Santa Maria-RS.

4º lugar: “A cidade organizada”, de Camila Müller dos Santos; Fernanda Menezes; Rúbia Blehm; Yorton Buchmann do Centro Universitário Ritter dos Reis de Porto Alegre - RS.

5º lugar: “Protogonistas”, de Fabio Trennepohl; Fabrício Jean Pereira; Jonathan Michael Pereira; Marco Amaral Filho E Vitor Nascimento com orientação da professora Juliana Petermann, da Universidade Federal de Santa Maria.

Na categoria professor os vencedores foram:

1º lugar: “Nota na mão, benefício para o cidadão”, de Lucimar Johansson, Gilberto Valdecir da Silva Luz e Patricia Freitas Pocorne, do Centro de Educação Infantil Vó Tótinha de Realeza – PR.

2º lugar: “Um empurrãozinho ao bem-viver”, de Noé Perrando da Silva e Sibele Vianna da Escola municipal de ensino fundamental Diácono João Luiz Pozzobon de Santa Maria – RS.

3º lugar. “Temos que ter força e acreditar”, de Eunice Maria Mussoi; Izane Dalla Nora E Marcos Soares da Escola municipal de ensino fundamental junto ao CAIC Luizinho de Grandi de Santa Maria – RS.

Confira os vídeos no canal do Youtube do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria assim como na página do Facebook.

Texto: Marina Fortes/ Jornalismo UFSM
Coordenadora: Rosaura Vargas
Fotos: Marina Fortes (PMEF), Francine Antunes (DRF/Santa Maria) e João Alves (PMSM)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial