Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Cerca de 800 pessoas prestigiaram o...

Educação Fiscal

18/11/2015 18/11/2015 17h27m

Cerca de 800 pessoas prestigiaram o segundo dia do 9º Festival Cid Legal


“Foi maravilhoso observar a maneira como o evento foi conduzido, as escolas estavam muito organizadas e as apresentações dentro do tema da Educação Fiscal” foi assim que a Coordenadora do Programa Mais Educação da EMEF Edy Maia Bertoia avaliou o segundo dia do 9º Festival Cid Legal Canta e Dança - Ensino Fundamental e Médio. O evento ocorreu no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores e reuniu cerca de 800 pessoas.

Assim como ontem, dez escolas de Santa Maria participaram do Festival e trouxeram trinta e uma apresentações, nas modalidades de paródias, poesias e danças que foram desenvolvidas em sala de aula pelos professores e estudantes. O Programa Municipal de Educação Fiscal incentiva as escolas a trabalharem temas como a função social e econômica do tributo, combate a corrupção e a sonegação, exercercitando a cidadania e depois apresentar o que foi produzido no Festival Cid Legal.

“Só a consciência cidadã é capaz de mudar o mundo. Essa foi a mensagem que a nossa escola trouxe para este evento que vem confirmar a importância do trabalho que as escolas desenvolvem ao longo desses nove anos. Parabéns pela organização”, disse a professora Nelci Procópio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Kunz.

O evento recebeu elogios dos jurados e autoridades presentes. “Estava muito organizado, é uma oportunidade para os alunos mostrarem sua criatividade e o evento proporcionou isso”, comentou a representante do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria, Stefane Borba Pereira.

O assessor parlamentar do deputado Valdeci Oliveira, Paulo Conceição, relatou: “o Festival Cid Legal é um importante instrumento para que através da cultura, possa ser incentivada a formação de cidadãos conscientes com seus direitos e deveres."

O Festival ainda contou com o prestígio de mais autoridades da cidade: da coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas; da representante da Secretaria Municipal de Cultura, Rosângela Rechia; da professora da Secretaria Municipal de Educação, Tâmara da Rocha e da delegada adjunta da Receita Federal, Vera Antoniazzi.

As escolas que se apresentaram na tarde de hoje foram Instituto São José, EMEF Edy Maya Bertóia (3° ano),EMEF Profª Hylda Vasconcellos, EMEF Chácara das Flores, EMEF Nossa Srª Conceição, EMEF Pedro Kunz, EMEF Perpetuo Socorro, EMEF Euclides da Cunha (AABB), EMEF Padre Nóbrega e EMEF José Paim de Oliveira. 

Amanhã (19) ocorre o último dia do 9• Festival Cid Legal Canta e Dança. Nove escolas vão realizar apresentações: EMEF Ione Medianeira Parcianello, EMEF Zenir Aita, EMEF Aracy Barreto Sacchis, EMEF Fontoura Ilha, EMEF Ten. João Pedro Menna Barreto, Colégio Tiradentes da Brigada Militar, EE Margarida Lopes, EMEF Adelmo Simas Genro e EMEI Sinos de Belém.


O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, RS, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.


Texto: Marina Fortes/ Acadêmica de Jornalismo da UFSM
Fotos: Lisiane Guterres
Coordenadora: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial