Educação Fiscal

27/08/2015 11/02/2022 10h27m

Atividades que encantaram a equipe do PMEF


Nesta semana, nos dias 26 e 27, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adelmo Simas Genro realizando o Projeto Varal da Cidadania, com as turmas do maternal ao 5° ano, totalizando 15 turmas, 253 alunos e 17 professores. O PMEF é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e de Finanças e para a realização dessa atividade conta com o apoio da Receita Federal do Brasil que destina produtos (geralmente brinquedos e vestuário).

Os trabalhos realizados com os alunos encantaram a equipe do PMEF e foram os mais diversos: a importância da pesquisa de preço, a diferença entre a compra à vista e a prazo, acróstico, leitura de paradidáticos “A economia de Maria, Os olhos mágicos de João, O Sanduíche da Maricota” e vídeo Fábula da Corrupção. A confecção de brinquedos e a importância dessa atividade, combatendo o consumismo e preservando o meio ambiente.

Surgiu das atividades propostas pelos professores e sendo o mês de comemoração ao dia do papai: o cupcake para o papai, carapinha, sanduíches naturais e o livro “Os brinquedos do papel” construídos pela turma. Além disso, dos brinquedos construídos surge os carrinhos, pião, boneca negra. Desses brinquedos, a professora continua o trabalho estudando a importância do negro na construção econômica do Brasil. Dessas atividades, as professoras trabalharam impostos e a aplicação dos recursos que devem retornar em benefício ao cidadão.

Essas atividades foram desenvolvidas pelas professoras:

Turma Maternal – Jamile Pereira e Angélica Michel Cardoso

Turma Pré- A – Maria Elaine e Andriele Lima

Turma Pré B1 – Maria Elaine

Turma Pré B2 – Sandra Cargnin

Turma 11 – Iracema Saccol

Turma 12 – Marta Ximendes

Turma 22 – Simone Martins

Turma 31 – Karin Kotz

Turma 32 – Vanize Moreira

Turma 41 – Rosane de Fátima Borba Calegari

Turma 42 - Adelaide Bitencourt

Turma 43 – Mariza Zimermann

Turma 51 – Bárbara Bassotto

Turma 52 – Rosane Borba Callegari

A Professora do 2° ano, Gabriela Moreti, concluiu: “O trabalho sobre Educação Fiscal na escola é importante para conscientizarmos nossos alunos de seus direitos e deveres. É que cada pequena ação em conjunto pode transformar nossas vidas. Exercendo nosso dever de cidadão, poderemos melhorar muitos aspectos na realidade que vivemos.

 

 Consciência cidadã

O PMEF desenvolve atividades pedagógicas que estimulam a consciência cidadã e a compreensão da necessidade da correta aplicação de recursos oriundos da arrecadação tributária. O objetivo é a construção de melhorias coletivas à sociedade. Entre as iniciativas promovidas pelo programa, está o Varal da Cidadania, atividade que consiste em estimular o professor a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula, podendo utilizar como apoio pedagógico a revista Adu e Ana, que orienta sobre as funções aduaneiras no combate a pirataria e ao contrabando.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Texto: Estéfani Corrêa, acad. Publicidade e Propaganda da Unifra e Helaine Simon 

Fotos: Helaine Simon e Rozania Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial