Educação Fiscal

18/08/2015 01/09/2015 17h02m

Programa Municipal de Educação Fiscal leva “Varal da Cidadania” para duas escolas da Rede Municipal


Trabalhos das crianças

No início desta semana, dias 17 e 18, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve nas escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Hylda Vasconcelos e Zenir Aita realizando o Projeto Varal da Cidadania. O PMEF é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e de Finanças.

Na EMEF Professora Hylda Vasconcelos, no Campestre Menino Deus, o Varal foi realizado com os alunos do 4° ano. A professora desenvolveu o projeto ‘’A casa onde moro’’, que abordou temas como: Como contribuir para evitar gastos em casa? Todas as pessoas têm onde morar? Convívio em sociedade, hábitos de higiene, aplicação dos tributos, expressão oral e artística, entre outros. O trabalho foi realizado com base em dados e pesquisas na internet, revistas e no informativo Cid Legal, produzido pelo Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria.

A EMEF Zenir Aita, no Bairro Dom Antônio Reis, é uma das escolas que trabalha com Educação Fiscal, desde que o Programa iniciou, em 2003. No próximo sabado (29) será realizado um evento direcionado à família dos alunos. Na oportunidade acontecerá a classificatória do 9° Festival Cid Legal Canta e Dança e a entrega dos prêmios do 8° Festival.

 Consciência cidadã

O PMEF desenvolve atividades pedagógicas que estimulam a consciência cidadã e a compreensão da necessidade da correta aplicação de recursos oriundos da arrecadação tributária. O objetivo é a construção de melhorias coletivas à sociedade. Entre as iniciativas promovidas pelo programa, está o Varal da Cidadania, atividade que consiste em estimular o professor a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula, podendo utilizar como apoio pedagógico a revista Adu e Ana, que orienta sobre as funções aduaneiras no combate à pirataria e ao contrabando.

No dia do varal da cidadania, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho), destinado pela Receita Federal do Brasil ao PMEF.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

 

Texto: Estéfani Corrêa, acad. Publicidade e Propaganda da Unifra e Jornalista Vera Jacques

Fotos: Helaine Simon e Rozania Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial