Educação Fiscal

16/07/2015 23/07/2015 13h13m

Escola José Paim de Oliveira recebe o Varal da Cidadania


O Programa Municipal de educação Fiscal (PMEF) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paim de Oliveira, nos dias 15 e 16 de julho levando o Varal da Cidadania aos alunos prefessores e servidroes da escola.

O PMEF desenvolve atividades pedagógicas que estimulam a consciência cidadã e a compreensão da necessidade da correta aplicação de recursos oriundos da arrecadação tributária para a construção de melhorias coletivas à sociedade.

Entre as iniciativas, está o Varal da Cidadania, atividade que consiste em estimular o professor a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula, podendo utilizar como apoio pedagógico a revista Adu e Ana, que orienta sobre as funções aduaneiras no combate à pirataria e ao contrabando.

No dia do varal da cidadania, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho) destinado pela Receita Federal do Brasil ao PMEF.

O PMEF distribuiu 780 itens aos alunos professores e funcionários da escola. Cerca 108 alunos das turmas da pré escola ao 9° ano se envolveram nas atividades relacionadas ao tema Educação Fiscal. Os professores usaram textos, revistas, vídeos educativos e músicas para trabalhar com os alunos questões de cidadania, direitos e deveres, benefícios recebidos através da arrecadação de impostos, valores humanos, ética, consequências da sonegação de impostos, entre outros temas. Veja como os professores trabalharam em sala de aula nos documentos em anexo.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

 

Texto: Estéfani Corrêa

Fotos: Helaine Simon, Rosaura Vargas, Rozania Rosa

Coordenação: Rozaura Vargas

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial