Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Programa Municipal de Educação Fiscal presente...

Educação Fiscal

12/05/2015 15/05/2015 09h12m

Programa Municipal de Educação Fiscal presente na Feira do Livro com encenação de peças teatrais


  O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, esteve presente na Feira do Livro 2015, na Praça Saldanha Marinho com a apresentação de duas peças teatrais. Os espetáculos foram realizados em parceria entre o PMEF, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Nóbrega e  a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE).

  A EMEF Padre Nóbrega apresentou a peça teatral “Chapeuzinho Vermelho e o mistério da Educação Fiscal”. A história, nada convencional, é uma reescritura do conto Chapeuzinho Vermelho. Na adaptação aos dias de hoje, Chapeuzinho passa por maus bocados para conseguir o que quer. Além de ter uma avó maluca e moderna, que surpreende a todos ao longo da peça, também aparecem personagens da “Velha história”, como o caçador e o lobo, e mais de  algumas figuras novas, como o padre.

  Após o “Chapeuzinho Vermelho”, a equipe do PMEF e a professora da 8ª CRE, Cristina Bento Farias, realizaram a releitura do conto “A Cigarra e a Formiga”, de Jean de La Fontaine, com o título “A Cigarra, a Formiga e os Impostos”.  A encenação, que contou com a participação especial do coral da EMEF CAIC Luizinho De Grandi e do Professor Hiram Nunes, diretor da Escola de Artes Eduardo Trevisan, abordou personagens da história como a formiga e a cigarra, e outros novos como a abelha, a minhoca e o bicho da seda. “O tema desenvolvido trouxe para o lúdico a questão dos impostos, pois cada personagem, segundo suas características, paga impostos. O texto enfoca ainda, a função social dos tributos e os portais de transparência”, explica a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas.

  As escolas interessadas em agendar as apresentações podem entrar em contato com o PMEF (educacaofiscal@gmail.com) e com a 8ª CRE (bento-farias@bol.com.br). O Programa Municipal de Educação Fiscal é desenvolvido no município desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças. O programa tem como missão “Conscientizar a sociedade, através da escola, da função socioeconômica do tributo e despertar no cidadão a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos, tendo em vista o benefício de toda a população".

Secretária de Educação e escritor confirmam importância do Programa

  “Vivenciamos um espetáculo lúdico e colorido. Momento rico de informações para a formação cidadã do público que esteve presente na Feira do Livro 2015. Mais uma ação do PMEF que destaca Santa Maria como cidade educativa e qualifica o ensino municipal”, enaltece a secretária de Município da Educação,  Silvana Guerino.

  “Educação fiscal é um tema difícil, mas graças ao trabalho de vocês, não se torna pesado, é lúdico. Através da educação fiscal estamos educando para a cidadania. Talvez a educação mais difícil seja essa educação fiscal!  Os antigos já diziam que pelo sorriso se corrige os costumes. Vocês tão conseguindo pelo teatro, por uma coisa lúdica, alegre, bonita, por uma coisa visível, fazer com que as pessoas entendam das suas responsabilidades fiscais. Fazer com que as pessoas paguem impostos, na realidade não é pagar, estão se autofinanciando, não é uma contribuição para si, mas para toda a coletividade. Essa é a coisa bonita que aparece no trabalho de vocês, foge um pouco dessa visão individualista. Essa visão individualista, presente na nossa sociedade. Hoje, as pessoas só pensam no seu mundinho! Os temas abordados pela educação fiscal são áridos e têm sido maltratados pela mídia, pelos políticos. Senão, o país não estaria com tanta corrupção. Nesse sentido, o trabalho de vocês, não apenas engrandece, mas ajuda profundamente! E a educação desde pequeno é fundamental, para que eles possam ser cidadãos responsáveis, que não tenham tentação de não pagar os impostos, de sonegar, porque eles estão sentindo que estão colaborando com toda a sociedade. Pouco de muitos faz o bem de todos. A pequena parcela de cada um constroi a parcela de todos!”, opina o professor e escritor Humberto Gabbi Zanatta, membro da Academia Santa-Mariense de Letras.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
*Com material de divulgação do PMEF
Fotos: Carlos Nunes/ Lisiane Guterres

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial