Educação Fiscal

23/04/2015 24/04/2015 15h56m

Educação Fiscal é tema nas disciplinas de História e Geografia


Na manhã de quinta-feira (23), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) deu continuidade às Oficinas Pedagógicas de Educação Fiscal aos professores. As oficinas são uma parceria do PMEF com a coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e da 8ª Coordenadoria Regional da Educação (8ª CRE) e acontecerão também, na segunda (27) e no dia 30 de abril, às 8h30 ou às 14h.

Rosaura Vargas, coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, agradeceu a presença dos professores de história e geografia e enfatizou a importância da educação fiscal na formação do cidadão. Além disso, os professores foram convidados a participarem dos Projetos que o PMEF desenvolverá no ano de 2015.

O Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Carlos Luciano Sant'Anna abordou a realidade social marcada pelas desigualdades que se observa no contexto da comunidade escolar. Lançou questionamentos como "Onde foi que erramos?”, "Qual a sociedade que queremos?", "Qual nossa atitude para combater a violência, a corrupção, a crise de valores?" "Qual o papel do professor diante dessa realidade?"  Além de ressaltar a importância dos professores como agentes transformadores, que atuam diretamente na formação de um novo cidadão, participativo. Ressalta que educação é uma ação conjunta e sistemática do Estado e de toda sociedade, envolvendo a família, a escola, o ministério público, a mídia, entre outros.

A professora Maria Cristina Rigão Iop  da EMEF Padre Nóbrega ressaltou que "É essencial que os alunos tenham conhecimento de conceitos como cidadania, democracia, função social do tributo inserido aos conteúdos das disciplinas que ministramos." e explicou como desenvolve os temas de Educação Fiscal na disciplina de historia, assim como sugeriu filmes para melhor desenvolver o tema:

6º ANO  - Roma Grécia - Divisão de classes - Cidadão / Democracia - E hoje no Brasil?

Filmes: Gladiador (2000) e 300 (2006)

Fazer um jogo de tabuleiro

7º ANO – Idade Média – Feudalismo - Formação Dos estados Europeus - TRIBUTOS

Filme: Robin Hood (2010)

8º ANO - Época do Ouro no Brasil - Tributos – Quinto, Derrama, Sociedade Mineradora, Exploração - Serra Pelada – Para hoje (meio ambiente) - Revolução Francesa – Desigualdade social - Napoleão Bonaparte  - Sistema Tributário

Filme: Maria Antonieta (2006)

9º ANO - Período Republicano Brasileiro - Problemas sociais: todas as revoltas (Canudos, Contestado, Cangaço) -    Era de Vargas (Filme: Getulio) - Conceito de Democracia, constituição - Regime Militar - Música de protestos

Filme: A onda (2011) Autocracia, Anarquismo – manipulação das massas (coletivo)

À tarde, a professora Medianeira Garcia da EMEF Pão dos Pobres apresentou as atividades desenvolvidas pelos alunos, incentivando os colegas a trabalharem os temas de Educação Fiscal na Geografia, relacionando-os com os conteúdos necessários para cada ano letivo. Além dessa explanação, o professor  Alcir Roberto Souza da Silva apresentou a disciplina. “Educação para a Cidadania” desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Boca do Monte.

 O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

 

Veja algumas opiniões dos professores participantes:

A educação fiscal é um tema importante principalmente pelo conhecimento de cidadania através de aplicação correta dos impostos para desenvolvimento de uma sociedade mais justa. E através de palestra para um melhor conhecimento para aplicar nos conteúdos em sala de aula. Rogério Scherer Ribeiro – EE Leonardo Kentz - do Município de São Sepé - RS

 A apresentação do programa Municipal de Educação Fiscal foi elucidativa, trouxe materiais que abordam a educação fiscal de maneira clara. A palestra permitiu conhecermos novos projetos realizados em escolas do Estado Rural. Foi muito valido a discussão e a roca de ideias. Janine Rossi – EMEF Pão dos Pobres

 A oficina foi esclarecedora e possibilitou uma roda de experiências entre os participantes. Sugiro que aconteçam outros para que possamos conhecer mais sobre o programa e o que desenvolve em outras escolas. Alcir Roberto Souza da Silva – EEEF Boca do Monte

Foi muito legal o encontro! Gostei muito da ideia da professora Medianeira e do Sr. Alcir sobre o seminário realizado pelos alunos dos 9º anos aos menores. Muito valido! Parabéns! Liliana Pincolini. – EMEF Euclides da Cunha e EMEF Pinheiro Machado.

Foi importante ouvir as experiências dos outros colegas. Tanto as dificuldades como o sucesso! Medianeira dos Santos Garcia. EMEF Pão dos Pobres. 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial