Educação Fiscal

22/04/2015 18/05/2015 13h18m

Programa de Educação Fiscal oferece oficinas pedagógicas aos professores da Rede Pública


Luciana silveira na sua palestra sobre “Água e Sustentabilidade”

 A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), está dando continuidade, nesta quarta-feira (22), às Oficinas Pedagógicas de Educação Fiscal voltadas aos professores da Rede Municipal de Ensino. A atividade, que também conta com palestras, é uma parceria do PMEF com a coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e da 8ª Coordenadoria Regional da Educação (8ª CRE) e acontecerá também, nesta quinta (23), na segunda (27) e no dia 30 de abril, às 8h30 ou às 14h.

 Rosaura Vargas, Coordenadora do PMEF, acolheu os professores e convido-os a participar  das atividades previstas para o ano de 2015, com enfoque na participação das famílias e no resgate dos valores necessários para a construção de uma sociedade ética. 

 As oficinas desta quarta, pela manhã e à tarde, foram voltadas aos professores de Educação Física e Ciências. A palestra foi proferida pela química industrial Luciana Silveira, que é servidora da Secretaria de Município de Meio Ambiente, com o tema “Água e Sustentabilidade”. Na quinta (23), a atividade é dirigida aos professores de História e Geografia e terá como palestrante o auditor fiscal da Receita Federal, Carlos Luciano Sant`Anna, com o tema “Cidadania em Construção”. O local das oficinas é o Auditório do Centro Administrativo Municipal. Todos os professores: municipais, estaduais, federais ou particulares estão convidados a participar.  (confira a programação abaixo)

 Em sua palestra sobre ''Água e sustentabilidade”,  Luciana Silveira ressaltou que a sustentabilidade é algo que pode ser empregado a diversos tipos de recursos do meio ambiente. “Ela visa o melhor e o mais racional uso dos recursos para a manutenção das necessidades presentes e das gerações futuras”, explica a professora. No que tange a sustentabilidade dos recursos hídricos, isso se traduz não só na economia e preservação destes recursos, mas no uso racional e sujeito a profundos estudos científicos nos setores de maior utilização deste recurso natural,  que são o agropecuário, com cerca de 70% do uso mundial; o industrial, com cerca de 20% do uso mundial e ainda, com representação menor, o doméstico com cerca de 10%. 

 O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria. A missão do programa, segundo a coordenadora Rosaura Vargas, é "conscientizar a sociedade, através da escola, sobre a função socioeconômica do tributo. Buscando o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública, tendo em vista o benefício de toda a população", explica Rosaura.

Opinião de professores participantes:

Excelente palestra. A informação é tudo, é mostrar na prática a cidadania e nos tira da zona de conforto. Gostei muito. Cesar de Camargo - EMEF Padre Nobrega e EMEF CAIC Luizinho De Grandi

 A palestra foi muito boa nos leva a pensar e organizar as idéias na prática em sala de aula. Silda da Silva - EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto

A palestra foi muito boa, esclarecedora e produtiva. Vou repassar na escola  o que discutimos. Miriam Becker - EMEF Perpetuo Socorro e Escola Estadual Manoel Ribas

Confira a programação (dias, horários e professores)

23 de abril – 8h30 e 14h – Professores de História e Geografia

27 de abril –  8h30 e 14h – Professores de Cinema e Artes

30 de abril – 8h30 e 14h - Supervisores escolares

 

*Confirmar o nome dos professores que irão participar das oficinas pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo fone: 39217073.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
* Com informações do PMEF - Estefani Correa - acadêmica da Unifra
Fotos: Helaine Simon / Rozania Rosa 

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial