Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Oficina Pedagógica aos Professores de Português...

Educação Fiscal

17/04/2015 18/08/2015 14h59m

Oficina Pedagógica aos Professores de Português e Inglês


Nesta sexta-feira (17) nos turnos da manhã e da tarde, o PMEF realizou oficinas pedagógicas dirigidas aos professores de Português e inglês do município. A atividade teve como objetivo motivar a participação efetiva das escolas no desenvolvimento de temas relacionados à Educação Fiscal, dentro da sala de aula.

Rosaura Vargas, Coordenadora do PMEF, acolheu os professores e convido-os a participar  das atividades previstas para o ano de 2015, com enfoque na participação das famílias e no resgate dos valores necessários para a construção de uma sociedade ética. Na sequência, a Delegada adjunta da Receita Estadual, Ivanice Zanini Schultes, falou sobre o programa Estadual de Educação Fiscal,  tratou sobre a questão tributária, impostos diretos e indiretos, a Nota Fiscal Gaúcha e participação da sociedade na fiscalização dos recursos públicos.

Continuando o trabalho que vinha sendo desenvolvido, a Professora Helaine Simon explicou como trabalhar Educação Fiscal dentro dos conteúdos e habilidades necessárias ao aluno de cada ano letivo. Após essa atividade, as professoras Izabel Cristina dos Santos, Elizabeth Souque, Ana Julia Colussi e Renilda Brum tornaram-se protagonistas das atividades - explicaram como realizam seu trabalho sobre Educação Fiscal em sala de aula, nas disciplinas de português e inglês. Após, em grupo, as professores  realizaram planejamentos com o material disponível.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Universidade Federal de Santa Maria, Receita Estadual, 8ª CRE e Câmara Municipal de Vereadores.

Opiniões de alguns professores participantes:

A palestra de hoje foi de extrema importância. Senti como uma parada para reflexão. Na correria do dia a dia de aula muitas vezes, não nos damos conta de pequenas coisas que podem vir a mudar nossos alunos, transformando-os. Com certeza a partir de hoje, meu trabalho em sala de aula será mais efetivo com relação à educação fiscal. Elizabeth Souque – EMEF Perpetuo Socorro/ Instituto São José.

Foi muito bom porque esclarece o trabalho e o porquê de Educação Fiscal nas escolas. Além de proporcionar atividades pedagógicas e interação com outras escolas. Ângela Vasconcellos – EMEF Aracy Barreto Sacchis.

A palestra de hoje foi muito importante, pois a equipe nos proporcionou muitas sugestões para aplicarmos em sala de aula. Mari Lucia Ferigolo – Aracy Barreto Sacchis.

Foi um encontro muito proveitoso, no qual conhecimentos foram socializados e perspectivas de trabalho com os alunos sobre Educação Fiscal foram levantadas, ou seja, ideias e propostas. Izabel Cristina dos Santos – EMEF Padre Nóbrega.

Considero a iniciativa muito importante para que possamos refletir sobre o tema ‘’Educação Fiscal’’ com melhores esclarecimentos e a forma prática de aplicarmos em sala de aula a proposta. Concordo que é um trabalho permanente e diário e é sempre bom o apoio que recebemos para realizar o trabalho. Luciani Cunha – EMEF Euclides da Cunha.

Materiais distribuídos aos professores:

  • Folders da Nota Fiscal Gaúcha
  • Filmes de Educação Fiscal - O mundo Mágico da Cidadania e O menino que enfrentou o pirata;
  • Revistas de Educação Fiscal para a Cidadania e Um trabalho para a aula de Educação Fiscal;
  • Sofinha em inglês e português;
  • Informativo Cid Legal;
  • Livros paradidáticos de inglês.

Texto: Estéfani Corrêa, acad. Publicidade e Propaganda da Unifra
Fotos: Helaine Simon / Rozânia Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial