Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

25/05/2023

Prefeitura investe mais de R$ 250 mil em obras no acesso ao Parque Industrial e Tecnológico


No local, há 42 empresas, entre elas, de fabricação, logística e tecnologia, que geram 2.807 empregos diretos e 1.422 empregos indiretos

Um dos setores que mais contribui para o crescimento econômico de uma cidade, estado, país e no mundo, é o industrial. O Dia da Indústria é comemorado nesta quinta-feira (25), e a data simboliza avanços e melhorias significativas no Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria (PITSM), no Bairro Agroindustrial, que vão beneficiar colaboradores de 42 empresas, entre elas, de fabricação, logística e tecnologia, que geram 2.807 empregos diretos e 1.422 empregos indiretos.

O acesso ao Parque Industrial e Tecnológico é através da BR-287, convertendo à direita na Avenida Pedro Cezar Saccol, com vias adjacentes nos dois lados da avenida, sinalizadas por eixos. Para melhorar a circulação de veículos leves e pesados, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com suporte técnico da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, já realizou o alargamento de vias nos eixos 1 e 3. Atualmente, equipes trabalham nos serviços de empedramento, patrolamento e compactação. Já nos eixos 2, 4, 5, 6 e 7, são realizados os serviços de patrolamento e compactação das vias. O investimento total nas melhorias é de R$ 286.940,00, com recursos próprios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

Já na Avenida Pedro Cezar Saccol, em breve, começará a revitalização da pintura dos meios-fios, também com recursos da Prefeitura. Conforme explica a secretária da pasta, Ticiana Fontana, futuramente, será realizada uma obra de drenagem pluvial e de asfaltamento, por eixos. Para isso, será lançada licitação para contratar uma empresa responsável pela obra.

“Sempre evidenciamos que Santa Maria é uma cidade que tem uma capacidade grande de acolher novas indústrias. Nosso propósito, enquanto parte da Gestão do prefeito Jorge Pozzobom e do vice Rodrigo Decimo, é mostrar a potencialidade do Município e atrair novos investidores. Por isso, realizar esses serviços de infraestrutura no Parque Industrial e Tecnológico, é essencial para atender as demandas das empresas”, compartilha a secretária Ticiana Fontana.

Em 2022, o Dia da Indústria foi marcado pelo evento Prêmio Méritos Industriais, que teve apoio da Prefeitura. A premiação é realizada a cada dois anos, com a iniciativa da Associação Indústria em Movimento (Assim). 

Histórico

- O Parque Tecnológico Industrial e Tecnológico de Santa Maria (PITSM), antigo Distrito Industrial, foi projetado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul na década de 1970;

- Conforme a Lei Municipal 6.043, de 2016, regulamentada pelo Decreto Executivo 88, de 2017, para se instalar no PITSM, a indústria deve ter como atividade (CNAE) principal: fabricação, logística e tecnologia;

- Atualmente, no Parque há 42 indústrias, mais um Tecnoparque com 21 empresas incubadas, totalizando 66 empreendimentos;
 
- O totem, localizado na entrada do Parque, foi desenhado pelo arquiteto Fábio N. Prado Lima, do Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN);

- A infraestrutura do local propicia facilidade na instalação de indústrias. Menos restrições e menos burocracia, há acompanhamento constante de uma Superintendência, oferecendo ajuda, suporte e orientação no que for preciso. Empresas com interesse de se instalarem no PITSM podem obter informações junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no telefone (55) 3174-1563, ou pelo e-mail: o protocolosmdeti@gmail.com.

Sobre o Dia da Indústria

As primeiras atividades industriais estabeleceram-se no mundo com a chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Europa, mais precisamente no Reino Unido, no século XVIII (por volta de 1760). Nesse período foi criada a máquina a vapor, e o carvão mineral era a principal fonte de energia.

Já no Brasil, o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi decisivo para a industrialização brasileira. Com o governo Vargas, o Estado passa a investir e abrir empresas públicas. Ele privilegia a indústria pesada, ou seja, aquela que transforma a matéria-prima e fabrica bens de grande porte.

O Dia da Indústria é comemorado oficialmente no dia 25 de maio, data escolhida em homenagem a Roberto Simonsen, empresário e industrial brasileiro considerado patrono da indústria nacional, por contribuir significativamente para o avanço da indústria nacional. 

Ele nasceu em Santos, São Paulo, em 18 de fevereiro de 1889, e faleceu, no salão nobre da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual fazia parte, em 25 de maio de 1948, quando saudava o primeiro-ministro belga, Paul van Zeeland. Em sua homenagem, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) criou o Instituto Roberto Simonsen e também foi instituído o Dia da Indústria, celebrado na data de sua morte.

Em 1909, Roberto Simonsen formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de São Paulo. Em 1912, assumiu a chefia da Diretoria Geral da Prefeitura de Santos, logo depois, fundou a Companhia Construtora de Santos, empresa que realizou obras de grande porte na cidade, inclusive no setor de planejamento urbano. Foi o criador da primeira empresa de construção civil do Brasil. Em 1933 ingressou na política, sendo eleito deputado constituinte por São Paulo. Exerceu o mandato de deputado federal na legislatura de 1933 a 1937.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial