Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

13/05/2022

Prefeitura de Santa Maria acompanha lançamento do projeto do Polo de Geoturismo e Cultura da região


João Alves (Mtb: 17.922)

Proposta da UFSM foi apresentada para universidades gaúchas e prefeituras da região nesta quinta-feira (12)

O vice-prefeito Rodrigo Decimo representou o Município no lançamento oficial do projeto “Polo de Geoturismo e Cultura: uma proposta de desenvolvimento para a região central do RS”, da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento ocorreu durante o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes), sediado na reitoria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em Santa Maria, no Bairro Nossa Senhora das Dores. 

Nesta quinta-feira (12), quando o projeto foi apresentado aos prefeitos da região e reitores de universidades de Santa Maria e de outras regiões do Rio Grande do Sul, era o último dia do seminário. Quem fez a explanação sobre a proposta, que pretende interligar os atrativos turísticos dos municípios do centro do Estado, foi o pró-reitor Flavi Ferreira Lisboa Filho, da UFSM. 

A Prefeitura de Santa Maria, o IFFar e a UFSM já tinham se reunido na última segunda-feira (9) para tratar do projeto de forma preliminar, pois Santa Maria é a maior cidade contemplada pela iniciativa e é identificada no polo como a principal “porta de entrada” para os turistas. Um dos aspectos que contribuem para essa posição de Santa Maria, por exemplo, são os voos entre a cidade e São Paulo, que iniciarão em novembro, conectando a região com o mundo por meio do Aeroporto de Guarulhos. 

“No início deste mês tive uma experiência muito produtiva conhecendo o trem turístico de Curitiba. Ali, vi o quanto é importante a integração das cidades do entorno para viabilizar economicamente os atrativos. Aqui, na nossa região, temos as universidades, a Formação Geológica Santa Maria, reconhecida pelo Guiness World Records como o berço dos dinossauros mais antigos do mundo, o patrimônio ferroviário, enfim, podemos fazer muito mais. E agora, com esse projeto, temos a oportunidade de explorar tudo isso de forma inteligente e viável economicamente”, afirmou, na ocasião, Rodrigo Decimo. 

Conforme o professor Flavi Lisboa Filho, o projeto já está em andamento e é dividido em três etapas.  A primeira é a certificação dos geoparques de Caçapava do Sul e da Quarta Colônia de Imigração Italiana junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os processos estão em curso e ambos os territórios são aspirantes a essa condição. A segunda etapa é a inserção de Santa Maria, Candelária e os municípios do projeto Raízes de Pedra (São Pedro do Sul, Mata, São Vicente do Sul, São Francisco de Assis, Jaguari e Nova Esperança do Sul) dentro da cadeia turística e, paralelamente, implementar uma rota paleontológica entre eles. E a terceira etapa é a inclusão das demais cidades do entorno de Santa Maria. Saiba sobre o projeto clicando aqui

A iniciativa também foi elogiada pelo prefeito Beto Turchiello, de Jaguari, que representou os prefeitos da Região Central e os municípios do consórcio Caminhos das Origens. 

“O consórcio abrange desde São Pedro do Sul a São Miguel das Missões e foi criado juntamente com o intuito de construir políticas públicas de turismo. Turismo não se desenvolve individualmente, mas se desenvolve com o vizinho. Hoje ficou bem claro o quanto as universidades podem contribuir com isso. Nós, prefeitos da região, somos privilegiados por termos as instituições de ensino como parceiras da nossa cidade”, explicou Turchiello. 

No mesmo evento, Rodrigo Decimo, em nome da Prefeitura, assinou a carta de compromisso do Siepes, que trata da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU). Também assinaram o documento representantes do IFFar, da UFSM, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), Universidade Federal da Fronteira Sul (IFFS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), entre outras instituições presentes.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, o adjunto da pasta, Michel Kesseler, e outros integrantes da equipe da secretaria acompanharam a apresentação do projeto no IFFar. 

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Alves (Mtb: 17
.922) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial