Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

01/12/2021 02/12/2021 10h04m

Tampas dos poços de inspeção de acesso ao subsolo começam a ser instaladas na obra do novo Calçadão


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Após conclusão deste serviço, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) poderá fazer as conexões das redes de esgoto (pluvial e cloacal) e de abastecimento de água

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia, no Centro de Santa Maria, avança mais uma etapa nesta quarta-feira (1º), quando começam a ser instaladas as tampas dos poços de inspeção. O objetivo do serviço é dar acesso às galerias de maneira mais fácil. Após todas as escotilhas colocadas, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) poderá fazer as conexões das redes de esgoto cloacal e de abastecimento de água. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, explica que o serviço no Calçadão teve de ser interrompido pontualmente por questões climáticas, uma vez que as galerias tiveram acúmulo de água, e por falta de insumos, uma realidade global no ramo da construção civil. A obra também registrou situação de alta complexidade com a compactação do solo, em que máquinas chegaram a estragar. Entretanto, agora, o andamento do serviço retoma o planejamento.

“A partir da instalação destas tampas, a Corsan desce para fazer as ligações entre redes (de água e esgoto). Junto disso, ocorrem as intervenções na volta, na Rua Floriano Peixoto, para estruturar as redes de esgoto e abastecimento de água. É uma obra complexa, mas que segue. Mesmo que pareça que nada acontece, o serviço está sempre em andamento. Por causa da complexidade, teve de andar a passos mais lentos”, destaca Ticiana.

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, os recursos não sairão diretamente dos cofres públicos. A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes, de Santa Maria, e a De Marco, de Erechim, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizam a obra do Calçadão como medida compensatória. 

A primeira etapa do serviço foi realizada pela Urbanes Empreendimentos, que alocou 60 metros de galerias. A De Marco concluiu a instalação das galerias e também vai realizar o serviço que compreende toda a parte urbanística do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial