Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

28/09/2021

Calçadão recebe novas aberturas de acesso para o abastecimento de água por meio de serviço da Corsan


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Estatal fez análise das conexões, no subsolo, para agora iniciar mais uma etapa do trabalho no Centro de Santa Maria

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia, no Centro de Santa Maria, segue avançando com as sondagens da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e entra em nova fase do serviço. Na manhã desta terça-feira (28), maquinários estavam no local para fazer a drenagem das galerias e as aberturas de acesso para a ligação das novas redes de abastecimento de água.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, reforça que as condições climáticas interferem no andamento da obra, mas que alguns serviços podem ser feitos mesmo em dias de chuva fraca. Ainda assim, é necessária avaliação diária do canteiro de obras.

“Esta é uma fase importante que, após a instalação das galerias, chegamos na ligação das redes pluvial e cloacal e também da rede de água. É um trabalho realizado pela Corsan, que é parceira da Prefeitura nesta empreitada. Esta fase vai movimentar o Calçadão nos próximos dias e pode ocasionar transtornos. Reforçamos que pode ser um pouco incômodo, mas com o objetivo de se ter um local bonito e funcional por décadas”, explica Ticiana.

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, os recursos não sairão diretamente dos cofres públicos. 

A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes, de Santa Maria, e a De Marco, de Erechim, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizam a obra do Calçadão como medida compensatória. 

A primeira etapa do serviço foi realizada pela Urbanes Empreendimentos, que alocou 60 metros de galerias pluviais e de esgoto. A De Marco concluiu a instalação das galerias e também vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial