Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Prefeitura esclarece dúvidas de lojistas e...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

02/09/2021

Prefeitura esclarece dúvidas de lojistas e presidentes da CDL e do Sindilojas sobre obra do Calçadão


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Em reunião, comerciantes optaram por manter calendário do serviço mesmo durante o período das festas de final de ano

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, esteve reunida com representantes do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e das lojas do Calçadão Salvador Isaia na manhã desta quinta-feira (2). A reunião foi uma continuidade do encontro realizado em 25 de agosto e teve o objetivo de conversar com mais comerciantes do local para explicar os próximos passos da obra do novo Calçadão. 

Na ocasião, o Executivo Municipal e os representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) esclareceram dúvidas dos lojistas, da CDL e do Sindilojas. A gestora da Corsan em Santa Maria, Andreia de Moraes Zanini, esclareceu as etapas das conexões das redes de água e esgoto, que são de responsabilidade da estatal, os horários de trabalho das equipes e o que será de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, reforça que desde o começo de todo o serviço, a Prefeitura sempre mantém diálogo com os lojistas. Ela enfatiza que vai seguir com esta transparência por todo o percurso da obra, pois é importante passar as informações e também ouvir os empreendimentos do local, que acabam sendo afetados.

“A gente sabe que a obra causa impacto, que é preciso paciência, porque surgem imprevistos, porque chove, porque faltam insumos e uma série de coisas. Mas a Prefeitura sempre primou pela conversa. Agora, estamos nos adiantando, explicando como será o passo a passo de quando a Corsan assumir a parte que é de competência deles, que aceitaram fazer esta parceria conosco, para que os lojistas se adiantem e deixem tudo pronto. Porque esta parte do serviço vai contar com o empenho de vocês também”, pontuou Ticiana.

Já a gestora da Corsan assinalou que, com as novas galerias instaladas no subsolo do Calçadão, será necessário refazer todas as conexões de drenagem pluvial, de abastecimento de água e de saneamento das edificações do local. Ela explicou que os serviços que precisam de estudos tendem a levar mais tempo, já que cada prédio utiliza um tipo de conexão ao sistema pluvial e cloacal, algo que a Corsan tentará padronizar agora. Além disso, Andreia contou que, na tentativa de causar menos impacto aos lojistas e moradores do Calçadão, parte do serviço será realizado no período da noite e da madrugada.

“Com as novas galerias, precisamos fazer novas conexões da drenagem pluvial, do esgoto e do abastecimento de água. Pode parecer simples, porque são cerca de 40 imóveis no Calçadão, mas são mais de mil ramais. E nós queremos fazer tudo com cautela para que não se tenha problemas futuros, como ter que escavar o Calçadão e estragar o resultado da obra. Tudo está sendo pensado no longo prazo, para que essas melhorias durem muitas décadas”, esclareceu a gestora da Corsan.

Andreia também explicou que parte do trabalho de padronização ficará sob responsabilidade dos proprietários de imóveis, já que a ideia é retirar os registros de dentro das edificações e deixá-los na frente dos prédios. O que, conforme a gestora da Corsan, facilitará o trabalho da estatal e também dará mais tranquilidade aos donos dos imóveis, que não precisarão levar o funcionário da Companhia até o local do registro.

Na reunião, também foi feita uma votação para definir se o serviço no Calçadão seria paralisado durante o período das festas de fim de ano, que é uma época de grande movimento no comércio. A maioria presente optou pela continuidade da obra, com foco em finalizar o trabalho o mais cedo possível.

Em seguida, a secretária de Município e a gestora da unidade da Corsan Santa Maria responderam demais dúvidas dos lojistas. O encontro ocorreu no Teatro Santa Maria.

Também participaram da reunião o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Michel Kesseler, os presidentes do Sindilojas, Ademir José da Costa, e da CDL, Márcio Rabelo, o engenheiro da Corsan, Rafael Sonego, e lojistas do Calçadão.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial