Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

18/08/2021 18/08/2021 14h55m

Prefeitura se reúne com pesquisadores para elaborar formas de incentivo ao turismo paleontológico


João Alves (Mtb: 17.922)

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo recebeu representantes do projeto DinOrigin, responsáveis pela petição para que a região central do Estado fosse reconhecida como o local que abrigou os dinossauros mais antigos do planeta

Ciência e Poder Público se encontraram na manhã desta quarta-feira (18) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na sede do Centro Administrativo. A Prefeitura de Santa Maria promoveu uma reunião com pesquisadores do projeto DinOrigin, que fez a petição para que a região central do Estado fosse reconhecida pelo Guinness World Records como o berço dos dinossauros mais antigos do planeta. Após cerca de seis meses de análise da sustentação técnica e teórica enviada, o reconhecimento foi oficializado no último dia 5.
 
Na ocasião, a equipe do Executivo Municipal e os pesquisadores Sergio Cabreira e Ciro Cabreira falaram sobre a história da paleontologia na chamada Formação Santa Maria, área que vai de Venâncio Aires a Mata, passando pela Quarta Colônia de Imigração Italiana e por Santa Maria. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, esse primeiro contato serviu para que a Prefeitura pudesse captar informações sobre as pesquisas realizadas na região e, ao mesmo tempo, pensar maneiras de o Município auxiliar na transformação das descobertas paleontológicas em turismo. 

“Somos, enquanto Poder Público, entusiastas e parceiros do tema. Acreditamos no potencial local e regional com foco no turismo paleontológico. E o resultado virá a médio e longo prazo”, explicou Ticiana. 

A publicação no site do Guinness World Records leva em consideração a data das rochas nas quais os fósseis foram encontrados na região. A estimativa é que os dinossauros existiram a pelo menos 233,2 milhões de anos, no final do período Triássico. Entre os animais escavados na região, estão o Saturnalia tupiniquim, Nhandumirim waldsangae, Buriolestes schultzi, Pampadromaeus barberenai, Bagualosaurus agudoensis, Gnathovorax cabreirai e Staurikosaurus pricei. Entre esses animais, havia carnívoros e herbívorks, todos de porte relativamente pequeno.

Sergio Cabreira comentou que o desenvolvimento de uma economia voltada para o turismo paleontológico precisa ocorrer a partir da construção do consciente coletivo. Para ele, é preciso estabelecer um suporte público para que a iniciativa privada tenha interesse em participar de investimentos na área.
 
“É a primeira vez em 20 anos que tenho o prazer em ser chamado para uma reunião sobre formas de apropriação dos fósseis”, ressaltou o pesquisador que, assim como Ciro, integra a Associação Sul-Brasileira de Paleontologia e da empresa Peleovision.  

Também participaram da reunião o gerente de projetos em Turismo da Prefeitura, André Farias, o guia de turismo Rafael Ribeiro, e o assessor do projeto DinOrigin, João Zimmer. 

TURISMO DE VINHOS

Ainda durante a manhã desta quarta-feira, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu uma reunião virtual com a Associação Vinhos do Coração. O objetivo foi compreender o funcionamento da cadeia produtiva de vinho em Santa Maria e na região para, posteriormente, pensar formas de incentivo ao turismo voltado ao consumo da bebida.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial