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Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12/11/2019

Agenda do Poupa Tempo Santa Maria será alterada no mês novembro


Mudanças passam a valer a partir do dia 18 de novembro e visam diminuir o tempo de marcação e reduzir faltas

Com o objetivo de otimizar o tempo de espera dos usuários, dar celeridade aos processos atendidos e dar racionalidade ao uso da agenda, o Poupa Tempo Santa Maria, no setor de emissão de alvarás da Prefeitura, passará por alterações nos agendamentos a partir do dia 18 de novembro. Os cidadãos precisam ficar atentos às modificações. O novo sistema adotado pelo Executivo busca, ainda, evitar as ausências injustificadas.    

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, o Poupa Tempo é uma obra que não tem acabamento, está sempre sendo aperfeiçoada:

“Percebemos que outros órgãos públicos têm sistemas de agendamento com prazos maiores e mais demorados que os nossos, e a população aceita isso por necessidade. Mesmo assim, identificamos a necessidade de aprimorar nosso sistema e processo e vamos fazer assim sempre que necessário”, afirma o secretário.

O agendamento como forma de organizar e democratizar os atendimentos no local foi implantado pela Prefeitura e mostrou-se uma ferramenta eficiente e efetiva. No entanto, é preciso qualificá-la ainda mais. Conforme os responsáveis pelo setor, em média, foram registradas 29% de ausências nos horários agendados. Essa quantidade de faltas é considerada um número muito elevado, representando em torno de 18 ausências/dia, ou seja, 18 horários agendados e que não foram utilizados nem cancelados, deixando de ser aproveitados por outras pessoas.

Apesar de uma campanha de conscientização junto aos usuários sobre a importância do uso racional da ferramenta, visando ao maior acesso possível a quem necessita do serviço, os indicativos permaneceram elevados: as ausências seguiram na casa dos 25%.

“Dentro da proposta do Poupa Tempo, a organização e o acesso aos serviços mediante a utilização de ferramenta de agendamento online representaram um marco na relação do usuário com a Administração. Melhorar a velocidade no acesso aos serviços significa respeitar o tempo das pessoas. Nesse viés, entendemos como insustentável – sob todas as óticas – a situação gerada pelas ausências injustificadas e esperamos que, com as novas regras, o problema ganhe solução” afirma o responsável pelo setor e superintendente de Alvarás, Beloyannes de Pietro.

Diante dessa situação, os responsáveis pelo Setor de Alvarás/Poupa Tempo adotarão medidas para dar racionalidade ao uso da agenda.

CONFIRA AS MUDANÇAS A PARTIR DE 18 DE NOVEMBRO

a) O agendamento deverá ser feito sempre em nome do beneficiário do serviço. Vale dizer que o atendimento será realizado em face da pessoa que aproveitará o serviço, independentemente de quem venha tratar pela pessoa, podendo, a qualquer momento, ser exigida a apresentação de documentos para confirmar essa condição;

b) Será admitido o agendamento de, no máximo, 2 horários em sequência;

c) A agenda ficará aberta por 10 dias consecutivos;

d) O agendamento feito de forma equivocada, a não comprovação de que o serviço se destina ao beneficiário que agendou, bem como o não comparecimento no horário agendado resultarão na suspensão automática do usuário por 20 dias consecutivos, lembrando que é sempre possível que o usuário cancele a sua agenda na própria ferramenta online.

- A Superintendência de Alvarás reforça que aqueles cadastros no sistema de agendamento cujo titular perdeu a senha poderão encaminhar a recuperação da mesma. Para tanto, é necessário que o interessado acesse o balcão de informações e forneça os seguintes dados: nome completo, CPF, telefone e e-mail, para que possamos resolver a situação.

- Com essas medidas, a projeção é que as agendas possam voltar ao patamar já experimentado em seu início, cujos prazos ficavam em torno de 5 dias úteis e, principalmente, eram acessíveis ao maior número de pessoas possível.

 

Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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