Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

16/09/2019 17/09/2019 13h30m

Prefeito e ministro da Ciência e Tecnologia participam do II Congresso Aeroespacial Brasileiro


Marcos Pontes reafirmou potencial do programa espacial brasileiro

O prefeito Jorge Pozzobom e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participaram, na manhã desta segunda-feira (16), da abertura do 2º Congresso Aeroespacial Brasileiro (2º CAB). O evento ocorreu no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Moura, bem como o reitor Paulo Afonso Burmann e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, estiveram presentes.

O reitor Burmann disse que a presença do ministro foi uma distinção muito especial para a UFSM.

“Receber uma pessoa tão expressiva na sua área, como é o ministro Marcos Pontes, é especial. É uma verdadeira homenagem para o curso de Engenharia Aeroespacial. Sabemos que ele teve uma passagem por Santa Maria, tendo atuado na antiga Base Aérea de Santa Maria, e com um filho nascido na cidade”, disse, agradecendo.

Já o presidente da Agência Especial Brasileira, Carlos Augusto Moura, sinalizou que o setor aeroespacial começa, no Brasil, a despontar, razão pela qual são necessárias pessoas como as que estavam presentes no congresso.

“Precisamos de gente prestativa e laboriosa. O setor sempre foi dependente das iniciativas governamentais, e isso começa a mudar”, disse Moura.

Por fim, o ministro Marcos Pontes ministrou a palestra “A Relevância do Setor Aeroespacial para o Brasil”, tendo relatado a sua trajetória até ter se tornado o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial.

“Vivemos um momento difícil no país, principalmente por conta da crise econômica. Apesar disso, o setor aeroespacial traz possibilidades. Temos nos esforçado para isso”, afirmou o ministro.

Na avaliação do prefeito Jorge Pozzobom, receber o ministro em Santa Maria reafirma o potencial do município em diferentes áreas do conhecimento.

O evento

O II CAB segue até o dia 19 de setembro e a programação completa está aqui. O tema deste ano é “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial