Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

09/09/2019 09/09/2019 11h31m

Procon de Santa Maria faz mutirão para renegociação de dívidas


Acordo que possibilitou a iniciativa foi firmado entre a Prefeitura e a Febraban

A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), começou, nesta segunda-feira (9), um mutirão, online e presencial, para ajudar endividados a renegociar suas dívidas. O acordo que possibilitou o mutirão foi firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A iniciativa, pela internet, vai até o dia 30 de setembro por este site. A plataforma disponível no site será a mesma usada durante os atendimentos presenciais, que vão ocorrer também até o dia 30 de setembro junto ao Procon Municipal (Avenida Rio Branco, 639, no Centro).

De acordo com a dirigente do Procon de Santa Maria e presidente da Associação Gaúcha de Procons Municipais, Marcia Rocha, há diversos casos de consumidores que estão em débito e deixam de procurar seu banco por se sentirem constrangidos com a situação.

"Por isso, acreditamos que esse mutirão vai incentivar as pessoas a negociarem suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego”, disse Marcia.

Para participar do mutirão online, caso opte por não buscar o atendimento presencial, basta se registrar por meio do site. Um login e uma senha serão disponibilizados. Após, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Quando finalizar o registro, o banco, ou instituição financeira, tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou dar uma resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Instituições que estão participando

  • Banco do Brasil
  • Banco Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Itaú Unibanco
  • Banco Santander

Para tirar dúvidas

Telefone do Procon Santa Maria: (55) 3217-1286.

E-mails: procon@santamaria.rs.gov.br, gerenciaprocon@santamaria.rs.gov.br e atendimento.proconsm@gmail.com.

Horários de atendimento

Pessoalmente, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min, com distribuição de fichas até as 12h (60 fichas por manhã). Às segundas e quartas-feiras, é das 13h30min às 16h30min, com distribuição de fichas até as 16h (30 fichas por tarde).

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Foto: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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