Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

13/06/2019

Aeroporto Municipal realiza missões para garantir melhor atendimento de pacientes da região


Estimativa é de que seja realizada uma média de quatro facilitações de transplante de órgãos e transporte de pacientes

Partindo das premissas de reduzir distâncias e beneficiar diversas pessoas acometidas por problemas de saúde, a Prefeitura reforça a iniciativa de facilitação de pacientes por meio de transporte aéreo. O Aeroporto Municipal realiza cerca de quatro missões por mês que envolvem transplante de órgãos e transporte de pacientes de hospitais de Santa Maria e da região. Porém, somente nestes primeiros dias de junho, três operações já foram realizadas.

Para isso, a Central de Leitos ou a Central de Transplantes do Estado informa o Aeroporto Municipal, que providencia as questões administrativas e de balizamento da pista, tendo o envolvimento de grande parte da equipe de servidores. São eles que realizam toda a facilitação do transporte aéreo de pacientes e de órgãos.

Essas missões são realizadas desde o fim de 2015, ano em quem o Aeroporto passou a ser administrado pelo Município. De lá até agora, já foram realizadas mais de 80 facilitações. Isso é possível porque o Aeroporto Municipal é completo e oferece recursos de pouso e decolagem por instrumentos, inclusive para operações noturnas. 

“Entendemos que é uma missão muito importante para Santa Maria e região por se tratar de saúde, setor que sempre enfrenta dificuldades. Temos a consciência de que esse trabalho é delicado e não medimos esforços para realizá-lo”, diz o gerente de Segurança Operacional do Aeroporto Municipal, Aleques Machado Martins.

No ano passado, a administração do Aeroporto Municipal passou para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Desde então, já foram realizadas melhorias no local como acessibilidade, climatização das salas de espera e desembarque, estacionamento gratuito para usuários, entre outros. Essas iniciativas oportunizam o transporte aéreo de órgãos e de pacientes.

“Trata-se de um compromisso social que Santa Maria desempenha bem, muito em função da estrutura do nosso Aeroporto, mas, também, do comprometimento dos nossos servidores. É um serviço silencioso que transforma vidas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Divulgação / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial