Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Prefeitura e Fundação Eny entregam oficialmente...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

01/04/2019

Prefeitura e Fundação Eny entregam oficialmente área de convivência para a população


Na próxima semana, começam a ser colocadas floreiras que irão delimitar o passeio público dos veículos na segunda quadra da Bozano

Reforçando o lema ‘A cidade cuidando das pessoas’, do Governo Municipal, o parklet piloto, na segunda quadra da Rua Dr. Bozano, foi entregue para a população no começo da tarde desta segunda-feira (1º). Trata-se de uma área de convivência feita em madeira, com bancos, bicicletário e lixeiras, instalada em frente à Eny Infanto. A entrega contou com o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e com o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron.

“Já demos início à renovação do Centro de Santa Maria, que vai desde o investimento na recuperação do asfalto da Avenida Rio Branco, passando pelo Calçadão e chegando na Bozano por meio desta feliz parceria. É demorado porque não queremos soluções paliativas. Estamos fazendo todas as reformas com segurança e empenho”, afirma o prefeito.

Conforme o Termo de Permissão de Uso, o Município confere a área à Fundação Eny, que passa a ser permissionária daquela ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre o espaço antes ocupado por estacionamento. A instalação da estrutura começou há uma semana por parte da empresa, que passa a ser responsável por zelar pelo espaço público, cuidando da segurança e evitando danos ao imóvel.

“Trata-se de uma pesquisa de mercado, em que percebemos que é preciso mais espaço em função do volume de negócios das empresas do Calçadão e da segunda quadra da Bozano. Muitas vezes, as empresas acabam não sendo percebidas pelas pessoas. Com isso, entendemos que é uma grande oportunidade para melhorar e recuperar a energia do comércio de rua”, afirma o secretário Falk.

A entrega oficial do parklet contou com o diretor da Eny Calçados, Guido Cechella Isaia, e os arquitetos Mireille Olmos, Amanda de Andrade e Marcos Benedetti, representantes do grupo que coordenou o projeto do parklet. A instalação dessa estrutura é a primeira intervenção do Re. Viva Bozano, proposta da Prefeitura de renovação do espaço e garantia de um ambiente voltado aos pedestres no Centro de Santa Maria. Por ser piloto, a ideia é que este parklet sirva para regrar os demais, uma vez que o Município já trabalha em uma nova legislação para regulamentar esses ambientes em Santa Maria por meio de empresas parceiras.

Fluxo de veículos e de pedestres

Para a próxima semana, está prevista a colocação de floreiras em toda a extensão da segunda quadra da Bozano, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro. Conforme o Iplan, os suportes para plantas servirão para delimitar o espaço de passeio para pedestres e os veículos. Após esta etapa, não será mais permitido estacionar em nenhum dos lados da quadra. As exceções são uma vaga para idoso, outra para Pessoa com Deficiência (PCD), embarque e desembarque de hotel e espaço para trailer. Após, haverá pintura da quadra em cores quentes e frias, seguindo o projeto do Re. Viva Bozano elaborado por acadêmicos da Universidade Franciscana (UFN) após concurso.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb 14.102)
Fotos: Deise Fachin / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial