Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

15/03/2019 15/03/2019 18h13m

Prefeitura participa de reunião técnica promovida pelo BRDE para discutir financiamentos


Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul apresentou possibilidades de financiamento e assistência técnica para projetos desenvolvidos pelas prefeituras

Nesta sexta-feira (15), ocorreu a apresentação de projetos do Banco Regional de  Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na sede da AMCentro, em Santa Maria. Na ocasião, os participantes realizaram a análise da carteira de projetos do Corede Central propondo financiamentos e investimentos de fundo perdido.  O assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Marco Jacobsen, participou da reunião representando a Prefeitura de Santa Maria. 

"A reunião foi importante para esclarecer quais as linhas de financiamento direto e assistência técnica o BRDE disponibiliza para as prefeituras. O diretor de Planejamento do banco, Luiz Corrêa Noronha, também explicou quais os trâmites para a busca de recursos quando o BRDE não pode financiar o projeto proposto", comentou Marco Jacobsen.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do Estado, Teonas Baumhardt, a reunião realizada nesta sexta é parte de uma discussão iniciada em junho do ano passado entre um acordo entre governo do estado, fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede) e o BRDE. 

“Nossa intenção é traçar estratégias para o desenvolvimento do Estado. No total, são 28 planos estratégicos apresentados, sendo um por Corede. A Consulta Popular é uma das ferramentas que o Executivo Estadual utiliza para que estes planejamentos possam acontecer. Os projetos são muito mais amplos do que os valores que temos na Consulta Popular, por isso, surgiu essa parceria com o BRDE”, explica Teonas Baumhardt.

Pela parceria, 1.946 projetos foram analisados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul de todos os Coredes do Rio Grande do Sul, classificando-os em categorias. A primeira delas é dos projetos que são financiáveis e para os quais o BRDE possui linha de crédito. A categoria 2 são de projetos  que podem ser financiados, mas o banco não possui o recurso específico para sua aplicação, porém, o BRDE pode indicar os caminhos para a busca de recursos. A terceira categoria contempla projetos mais complexos que devem ser custeados com recursos federais. Por fim, na última categoria estão os projetos que o BRDE analisa e colabora para dar os encaminhamentos necessários. 

As reuniões estão ocorrendo nos Corede’s em cada região para que as entidades envolvidas possam analisar os projetos em conjunto com a sociedade. A expectativa é que o roteiro de encontro seja concluída no início de abril, quando o BRDE vai apresentar aos 28 Corede’s um relatório completo de todos os projetos dessa carteira com as indicações do BRDE.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial