Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Prefeitura convida a população para acompanhar...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

05/12/2018 06/12/2018 14h11m

Prefeitura convida a população para acompanhar a passagem do Trem de Natal neste fim de semana


População poderá tirar fotos, além de acompanhar as atividades previstas (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Projeto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e da empresa Rumo traz a cidade Maria Fumaça e vagões

 

Neste sábado (08) e domingo (09), dando continuidade às festividades natalinas, Santa Maria receberá um projeto que vem conquistando milhares de pessoal no sul do país: o Trem de Natal. A proposta realizada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e pela empresa Rumo, com apoio da Prefeitura Municipal, traz a cidade uma Maria Fumaça, com locomotiva e mais sete vagões, todos iluminados e com a presença do Papai Noel.

Tracionado pela famosa Locomotiva Mallet 204, o trem estará estacionado na Gare da Viação Férrea, no sábado, das 14h às 18h. Conforme a programação, às 19h30min ele percorrerá todo o perímetro urbano, desde o sentido Oeste até Camobi. Já às 22h, o Trem de Natal retorna à Gare e fica em exposição até as 23h, quando terminará a exposição.

No domingo, a programação inicia às 8h, quando o trem sai da Gare e segue até o Distrito de Arroio do Só. A previsão é que ele chegue às 10h e permaneça no local por 20 minutos para a comunidade poder contemplar as atividades e registrar os momentos. Depois, ele segue para outras cidades do Estado.

Ressalta-se que será apenas um trem para exibição, não havendo comercialização de bilhetes e nem sendo possível passear na estrutura. Porém, toda a comunidade está convidada a participar da atividade que tem o objetivo de levar encanto à população.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, o projeto integra a programação Viva o Natal, promovida pela Prefeitura de Santa Maria. Ainda, procura mostrar aos cidadãos a importância da ferrovia para a cidade, tanto no contexto histórico, quanto atual.

Segundo o secretário, o objetivo da Prefeitura é trazer, no próximo ano, trens de passeio para a cidade, revivendo os momentos históricos do Município e indo ao encontro da recuperação do Centro Histórico da cidade.

“Esse é um projeto incrível, que traz a beleza do Natal por meio da ferrovia. Convidamos toda a população para que compareça na Gare e relembre a importância daquele local para o nosso Município”, ressaltou o secretário.

O Trem de Natal foi sucesso, em 2017, na região metropolitana de Curitiba, onde atingiu cerca de dois milhões de pessoas. Neste ano, o projeto percorre as ferrovias gaúchas e catarinenses.

 

TREM DE NATAL
Sábado (08)
- 13h abastecimento da Maria Fumaça
- 14h às 18h – Gare da Viação Férrea (estacionado e em exibição para a população registrar)
- 19h30min - Parte da Gare no sentido Oeste, percorrendo todo o perímetro urbano e depois retorna, percorrendo toda a cidade até Camobi
- 22h Retorna à Gare e fica em exposição até as 23h

Domingo (09)
- Sai da Gare por volta das 8h
- 10h - Parada no Distrito de Arroio do Só

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial