Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12/11/2018 12/11/2018 14h27m

Pela primeira vez na história, Santa Maria recebe Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras


Banda Marcial Manoel Ribas será a anfitriã do campeonato, recebendo as demais delegações vindas de outras cidades gaúchas (Foto: Deise Fachin)

São esperadas 25 delegações representando 18 municípios gaúchos para as apresentações na Avenida Rio Branco

 

Nos dias 17 e 18 de novembro, Santa Maria vai sediar, pela primeira vez, o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul. O evento, em sua 27ª edição, promete movimentar a cidade com apresentações e desfiles na Avenida Rio Branco, no Centro. A abertura oficial do campeonato ocorre no sábado (17), às 14h, na Avenida Rio Branco, entre as ruas Venâncio Aires e dos Andradas.

A escolha de Santa Maria para receber a competição de bandas, evento tradicional no Estado, demonstra os esforços da Prefeitura em movimentar a economia local, ao mesmo tempo em que proporciona lazer e entretenimento de forma gratuita aos santa-marienses. Para o prefeito Jorge Pozzobom, a tradicional Banda Marcial Manoel Ribas (Banda do Maneco), que se apresenta no domingo, às 15h10min, na categoria Sênior, tem a responsabilidade de ser a anfitriã do evento.

“Santa Maria tem tradição em bem receber e isso poderá ser comprovado durante o final de semana, quando milhares de jovens estarão na cidade participando do campeonato. Para a economia local é a certeza de que vamos movimentar hotéis, restaurantes e outros segmentos envolvidos. E a Banda do Maneco tem uma bonita trajetória que será apresentada às demais delegações”, explicou o prefeito.

O concurso tem a finalidade de estimular a criação e a organização de conjuntos musicais, além de promover o convívio e a troca de experiências entre as bandas filiadas à Federação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul (Febargs), entidade realizadora do evento. De acordo com o presidente da Febargs, Célio Acunha Fontoura, está confirmada a presença de 25 delegações, representando 18 municípios gaúchos, totalizando cerca de dois mil participantes.

“O Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras é um evento consolidado no calendário do Rio Grande do Sul e costuma movimentar fortemente a economia e o turismo nos municípios onde passa. Em Santa Maria não será diferente e esperamos a comunidade para prestigiar”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

O 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras será dividido em duas etapas. No sábado, a Etapa 1 apresenta as categorias Mirim, Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil. Já no domingo (18), a categoria Sênior marca a Etapa 2 do concurso (confira a programação completa abaixo). A anfitriã durante o evento será a Banda Marcial Manoel Ribas (Banda do Maneco), que se apresenta no domingo, às 15h10min, na categoria Sênior.

Cada delegação será avaliada em dois aspectos: Musical e Apresentação. No aspecto Musical, cada peça será avaliada nos quesitos Afinação, Harmonia, Melodia e Ritmo. Já no aspecto Apresentação, o corpo de jurados vai observar itens como Alinhamento, Cobertura, Marcha, Uniformidade e Instrumental.

Os vencedores do 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras serão conhecidos no domingo, a partir das 20h30min. Todas as corporações receberão troféu de participação. Os grupos classificados em segundo e terceiro lugar em cada categoria recebem troféus. A corporação campeã será premiada com o troféu “Jorge Schimidt”.

A realização do evento é da Federação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul (Febargs), em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e da Associação dos Amigos da Banda Marcial Manoel Ribas.

 

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
As apresentações durante o 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras ocorrem na Avenida Rio Branco, entre a Rua dos Andradas e a Rua Venâncio Aires, sentido Centro-Bairro. Para garantir a segurança das delegações participantes, o trânsito em algumas ruas do Centro será bloqueado total ou parcialmente. É o caso da Rua dos Andradas, que estará fechada no trecho entre a Rua André Marques e a Avenida Rio Branco. A Rua Venâncio Aires estará com trânsito normal, assim como a Avenida Rio Branco, no sentido Bairro-Centro. Agentes de trânsito estarão na região para orientar os motoristas.

 

27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras
Santa Maria – RS
Avenida Rio Branco


Programação 1ª etapa – sábado – 17/11
 

14h – Abertura oficial com pronunciamento de autoridades e execução do Hino Nacional Brasileiro

Categoria: Fanfarra Simples – Infanto-Juvenil
15hs – Banda Prefeito Elberto Madruga (Capão do Leão)

Categoria: Banda Marcial – Infanto-Juvenil
15h20min – Banda Marcial Infantil Monsenhor Gautsch (São Lourenço do Sul)

Categoria: Fanfarra Simples - Juvenil
15h40 – Fanfarra Maria Pereira (Vila Nova do Sul)
16h – Fanfarra Emilio Boeckel (São Leopoldo)
16h20 – Banda Municipal de Horizontina (Horizontina)

16h40min – Intervalo

Categoria: Banda Marcial – Juvenil
17h – Banda Marcial Amadeo Rossi (São Leopoldo)
17h20min – Banda Marcial Aresmi Tavares (Santa Vitoria do Palmar)
19h – Divulgação do Resultado Geral da 1ª Etapa e Entrega da Premiação

 

Programação da 2ª Etapa - Domingo - 18/11 - Manhã
Abertura - 9h

Categoria: Fanfarra Rítmica - Sênior
9h20min – Fanfarra Cesb (São Borja)
9h40min – Banda Padre Francisco Garcia (São Borja)

Categoria: Fanfarra Simples – Sênior
10h – Banda Instituto Vetta (Viamão)
10h25min – Banda Otero Paiva (Guaiba)
10h50min – Fanfarra Simp. Dr. Romário Araujo de Oliveira – Ciep (Alegrete)
11h15min – Fanfarra Comunitária Juniors (Uruguaiana)

11h40min – Intervalo para Almoço – Retorno às 14h

Programação 2ª Etapa – Domingo – 18/11 – Tarde
Abertura – 14h

Categoria: Banda Marcial Tradicional – Sênior
14h30min – Banda Marcial Bento Dias (Camaquã)
14h50min – Banda Marcial Marechal Mascarenhas de Moraes (Rio Grande)

Categoria: Banda Musical – Sênior
15h10min – Banda Marcial Manoel Ribas (Santa Maria)
15h35min – Banda Marcial Juliana (Porto Alegre)

16h – Intervalo de 20 minutos

Categoria: Banda Marcial – Sênior
16h20min – Banda Marcial dos Dragões (Rio Pardo)
16h45min – Banda Marcial Santana (Rio Grande)
7h10min – Banda Marcial Wam (Bagé)
17h35min – Banda Marcial Herval (Dois Irmãos)
18h – Banda Marcial Monsenhor Gaustch (São Lourenço do Sul)
18h25min – Banda Marcial Polivalente (Alegrete)

Categoria: Banda de Concerto – Sênior
18h50min – Banda Musical Imba (Bagé)

20h30min – Divulgação do resultado geral da 2ª Etapa e Entrega da Premiação

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Arquivo/PMSM
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial