Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Prefeitura recebe matrícula do Distrito Industrial...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

14/09/2018

Prefeitura recebe matrícula do Distrito Industrial e área passa a ser 100% do Município


Servidores Michel Kesseler e Alma Holzchucke, envolvidos no processo de registro da área, fizeram a entrega da escritura ao prefeito Pozzobom (Foto: Deise Fachin)

Doação dos 329 hectares havia sido feita pelo Estado em 2010, no entanto, parte da área não havia sido repassada oficialmente

A manhã desta sexta-feira (14) marcou um momento importante para Santa Maria. Isso porque a Prefeitura recebeu, durante uma solenidade no auditório do Tecnoparque, a matrícula do Cartório de Registro de Imóveis que oficializa a doação de 100% da área do Distrito Industrial ao Município. A escritura foi entregue ao prefeito Jorge Pozzobom pelos servidores Michel Kesseler e Alma Holzchucke, que trabalharam ativamente no processo de registro da área.

A doação dos 329 hectares do Distrito Industrial ao Município foi feita pelo Estado em 2010. No entanto, parte da área – que corresponde à quarta etapa do distrito (165 hectares), oito eixos (ruas) e a Avenida Pedro Cezar Saccol – não haviam sido repassadas oficialmente ao Município. Assim, o Executivo vinha trabalhando para obter os documentos necessários para o registro das áreas faltantes, o que ocorreu nesta semana.

“Este é um grande momento de celebração e comemoração que não é meu, é de vocês que atuam aqui no Distrito Industrial. Nós estamos garantindo, agora, a emancipação do Distrito Industrial e, a partir de agora, vocês estarão nos ajudando a realizar o sonho de transformar esse local em uma verdadeira cidade industrial e tecnológica. Esse é um dia extremamente importante para toda a Santa Maria”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

MELHORIAS E INVESTIMENTOS

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, com a área sendo completamente do Município, a Prefeitura poderá investir ainda mais em melhorias para o Distrito Industrial. Antes, isso não era possível já que a lei não permite que verbas do Município sejam usadas em áreas que não pertencem ao mesmo. Hoje, 34 empresas estão instaladas no Distrito Industrial. Ainda, há mais 24 instaladas no Santa Maria Tecnoparque.

“Essa é uma conquista de um trabalho de mais de um ano, que vai criar condições do Poder Público investir aqui. Temos um compromisso de provocar o desenvolvimento endógeno, auxiliando quem já empreende aqui na cidade. Precisamos ocupar esse espaço de forma inteligente e organizada, para que as empresas possam se consolidar e ser cada vez mais fortes”, ressaltou o secretário Falk.

“Essa conquista tem uma importância enorme para a cidade e, principalmente, para nós, empresários, que estamos aqui todos os dias”, destacou o presidente da Associação Distrito Vivo, Gabriel Trevisan.

Também participaram da solenidade a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, e outros membros da pasta; o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha; o superintendente da Guarda Municipal Sandro Nunes, e outros integrantes do setor; o assessor superior de Relações Legislativas, Paulo Airton Denardin; além de representantes das empresas instaladas no Distrito Industrial.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial