Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

27/08/2018 27/08/2018 15h44m

Prefeitura de Santa Maria vai transformar a segunda quadra da Rua Dr. Bozano em via compartilhada


Proposta foi inspirada em grandes centros urbanos do país (Foto: Divulgação/Prefeitura)

“Park(ing) day: Re.Viva Bozano” é um projeto do Poder Executivo e vai ser desenvolvido entre os meses de outubro e novembro

 

Com o objetivo de ampliar a área de circulação de pedestres no Centro da cidade, facilitar a fluidez dos percursos e reduzir o número de veículos, a Prefeitura de Santa Maria, em uma atitude inovadora e progressista, lançou, no Fórum das Entidades Empresariais, o projeto “Park(ing) day: Re.Viva Bozano”. O Poder Público apresentou, no início da tarde desta segunda-feira (27), a proposta de transformar a segunda quadra da Rua Dr. Bozano em uma via compartilhada e que funcionará como extensão do Calçadão Salvador Isaia.

A ideia da Prefeitura é modificar o ambiente, transformando os estacionamentos de carros em lugares mais agradáveis à população. Para isso, vai solicitar aos cursos de graduação das universidades projetos que proponham espaços de convivência – inspiradas em grandes cidades –, com pinturas e artes no chão, Parktets, esculturas, floreiras, luminárias, arborização e outros equipamentos voltados aos pedestres. O trânsito de carros ficaria em apenas uma faixa, devidamente segura às pessoas, com balizadores – sem estacionamentos até a Rua Serafim Valandro.

Conforme o presidente do Instituto de Planejamento, Daniel Pereyron, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, a atual segunda quadra da Bozano tem estrutura convencional, com rua estreita e estacionamento em ambos os lados, sendo insuficiente e insegura para as pessoas que circulam.

“Essa é uma decisão do Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin e será executada nos próximos meses. Vamos transformar o comportamento do cidadão para melhor a partir desta iniciativa, que busca garantir mais espaços às pessoas e o fortalecimento do centro econômico do Município”, ressaltou o secretário.

De acordo com a Prefeitura, profissionais e estudantes das áreas da Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design e Desenho Industrial de Santa Maria serão convidados para, de forma experimental, propor um lugar mais agradável. No dia 20 de outubro será realizado um Workshop com palestras, formação dos grupos de trabalho e entrega das propostas. A votação será aberta no dia 22 do mesmo mês e encerrada no dia 29, com a escolha da melhor proposta. No dia 18 de novembro, a população será chamada para fazer a pintura colaborativa, que ficará no espaço por prazo indeterminado.

“O projeto quer que a cidade seja voltada aos cidadãos, que possam transitar em um ambiente diferenciado e seguro”, afirmou o presidente do Iplan, Daniel Pereyron.

A proposta do Executivo é que, após a conclusão das etapas previstas, a segunda quadra da Bozano seja liberada em um novo formato a partir do dia 1º de dezembro de 2018.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial