Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

03/12/2017 03/12/2017 19h06m

Viva o Natal: celebração natalina enche o Centro de Santa Maria de emoção e encantamento


Show de fogos de artifício deu início ao Viva o Natal (Foto João Alves)

Prefeito Jorge Pozzobom entregou a chave da cidade ao Papai Noel e realizou o acendimento das luzes, que marcam o início das festividades natalinas na cidade

 

Desde a noite de sábado (02), a Praça Saldanha Marinho, a Rua Venâncio Aires e a Avenida Rio Branco, no Centro da Cidade Coração do Rio Grande, não são mais as mesmas. Agora, quem circula pelo local, é inundado por um clima festivo, de encantamento e emoção. É o “Viva o Natal”, a celebração natalina promovida pela Prefeitura de Santa Maria.

Exatamente às 21h25min, o prefeito Jorge Pozzobom, junto a milhares de moradores da cidade, deu o start para o acendimento das luzes do “Viva o Natal”. Foi nesse momento – com um show de fogos de artifício que durou cinco minutos – que a área Central da cidade se iluminou: a árvore de Natal ganhou as cores branco, vermelho, azul e verde. O prédio da SUCV se iluminou em vermelho. E o trecho inicial da Avenida Rio Branco, na chamada Rua Coberta, se transformou em uma passarela iluminada. E, das mãos do prefeito Jorge Pozzobom, o Papai Noel do Natal de Santa Maria recebeu a chave da cidade, que simboliza o início da festa natalina na cidade.

“Essa chave foi feita com muito carinho, com muito amor. Esse foi um ano de muitas dificuldades, mas não íamos deixar a nossa cidade maravilhosa sem essa festa. Talvez mais simples, mas é feita com muito amor. Vivam o Natal em Santa Maria. Olhem essa e as demais noites com os olhos e guardem no coração”, pediu o prefeito Jorge Pozzobom.

Enquanto cada um dos detalhes das ruas e da praça ganhavam vida, a população, com celulares nas mãos, não perdia um segundo do encantamento, que durará por 20 dias no Município.

“Sempre viemos prestigiar o Natal e, dessa vez, não foi diferente. É uma época que emociona a gente, é quando temos a oportunidade de reunir a família, de estar com os amigos. É uma festa que precisa acontecer”, contou a dona de casa Rossimari Fontoura, 49 anos, que foi acompanhar o acender das luzes junto com a filha Roseane, 25 anos.

“Essa é uma festa muito importante, onde pobre e rico, todos, se reúnem para celebrar. É um momento muito emocionante”, resumiu Greice Beck, 33 anos, que reuniu a família na praça para dar início às comemorações.

Logo após o acendimento da luzes, a banda Magical Mystery subiu ao palco e apresentou ao público as mais diversas canções dos Beatles. A banda Conversa Fora encerrou a primeira noite de atrações natalinas do Município.

COM CHUVA, MAS COM ENTUSIAMO E ALEGRIA

A chuva que começou a cair no Município por volta das 20h não foi empecilho para a festa realizada no Centro da Cidade. O encantamento começou antes mesmo do acender das luzes. Da Rua Vale Machado até a Praça Saldanha Marinho, uma comitiva muito animada realizou a “Parada do Natal”. Um total de 42 artistas da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento, o Papai e a Mamãe Noel, junto a integrantes dos Amigos do Fusca, da Associação de Veículos Antigos de Santa Maria e de crianças do Projeto Orquestrando Arte, encararam a chuva e saíram, animados, levando alegria para quem esperava pelo ônibus ou estava transitando pela rua, e convidando para que a comunidade se juntasse à festa. Quem via a trupe passar, fazia questão de registrar o momento, fotografando, gravando vídeos e dançando junto à turma.

NOS BAIRROS, A EUFORIA DAS CRIANÇAS

Se no Centro de Santa Maria muita gente se encantou com o começo das comemorações natalinas, nos bairros, não foi diferente. Com uma proposta inovadora, de expandir o clima natalino para outras regiões da cidade, a Prefeitura de Santa Maria levou para a Região Oeste do Município a magia do Natal. Era por volta das 14h30min de sábado, quando os Encantadores do Natal – um trenzinho decorado que leva a trupe para cantar o Natal nos bairros – saiu da Praça Saldanha Marinho em direção aos bairros Santa Marta, Tancredo Neves e Pinheiro Machado, em um dindinho devidamente ornado com os símbolos do Natal. Foram cinco horas de diversão pela região, em que a euforia das crianças foi a protagonista.

Enquanto a trupe – composta pelo Papai Noel, Mamãe Noel, ajudantes, duendes e bailarinas – percorria os bairros, os meninos e meninas, das mais diversas faixas etárias, não se importavam com o calor e paravam para ver os Encantadores, que fizeram todo o percurso acompanhados pela música “Bate o Sino”. No caminho, a trupe deixou, para as crianças e muitos adultos também, balas e encantamento.

“Esse é um momento que mexe com a gente, que nos emociona. Quando ouvi a música, fiz questão de sair para fora de casa e acompanhar o dindinho passando. É algo diferente, que traz alegria”, contou a aposentada Alzira Vargas da Costa, 74 anos, que da porta de casa, no Bairro Santa Marta, acompanhou a passagem da trupe.

Assim como dona Alzira, centenas de pessoas saíram até a porta para ver os Encantadores da Natal. Com acenos, fotos e vídeos, muita gente vibrou e cantou junto com a trupe. Por três vezes, o dindinho estacionou e Papai Noel, duendes e ajudantes desceram e interagiram com o público.

“Eu vi o Papai Noel e vim pedir meu presente de Natal, que é um castelo da Barbie”, contou a pequena Eduarda Morim Pereira, de quatro anos.

ATRAÇÕES SEGUEM ATÉ O DIA 20

O “Viva o Natal” contará com diversas atrações até o dia 20 de dezembro. A ação dos Encantadores do Natal pelos bairros acontecerá novamente nos dias 09 e 16, com itinerários diferentes, assim como a Parada do Natal, que ocorrerá sempre após o retorno dos Encantadores dos bairros.

Neste domingo – assim como nos dias 10 e 17 de dezembro, das 15h às 19h, o dindinho estará disponível para passeio das crianças na Praça Saldanha Marinho. Além disso, estão previstas atrações musicais e culturais. A programação completa pode ser conferida aqui.

Viva o Natal tem financiamento da Lei Rouanet. A promoção é da Prefeitura Municipal de Santa Maria e a realização da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM). Patrocínio: Bradesco, Farmácias São João, Sulclean Segurança, Grazziotin, Beltrame Supermercados, Diário de Santa Maria, Podal, CRVR, Planalto, Biotérmica e Expresso Medianeira. A produção executiva é da Chilli Produções. 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) e Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial