Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

29/11/2017

Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul debate atuação em 2018


Prefeito Jorge Pozzobom acompanhou o início do encontro de secretários (Foto: Deise Fachin)

Encontro anual foi realizado em Santa Maria, na manhã desta quarta-feira, e reuniu gestores de diferentes regiões do Estado

 

Com o objetivo de integrar os gestores e trabalhar em cima de pautas comuns, o auditório do Centro Administrativo Municipal sediou, na manhã desta quarta-feira (29), o encontro anual do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Secretários de diferentes regiões do Estado compareceram ao evento, que tratou, entre outros temas, da atuação do Fórum em 2018 e da importância de trabalhar coletivamente na área.

O prefeito Jorge Pozzobom participou do início do encontro, e ressaltou aos presentes a maneira com que vem governando: de forma planejada, com respeito ao dinheiro público e atacando as áreas prioritárias. O chefe do Executivo explicou a redução de secretarias, ação efetivada, no início do seu Governo, como forma de reduzir despesas e economizar recursos. Ainda, destacou a aproximação com setores diversos da cidade, com a intenção de, entre outras determinações, incentivar o desenvolvimento do Município e da Região Central como um todo.

“Estamos trabalhando com planejamento absoluto e responsabilidade, na certeza que vamos dar outra cara para a cidade de Santa Maria”, enfatizou o prefeito.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo e coordenador do Fórum, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul foi criado em 2014, a partir de uma parceria da Frente Nacional de Prefeitos e do Sebrae Nacional, que também já incetivaram criação de fóruns de outras secretarias de governos municipais. Segundo ele, a intenção é unir as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, que são consideradas “meio” – não entregam um serviço diretamente ao contribuinte –, mas que trabalham na articulação com as demais pastas para a criação de políticas públicas, arrecadação e investimentos nos municípios, por exemplo.

“Nosso objetivo é aproximar as secretarias, trazer para elas um protagonismo, para que o seu trabalho tenha reconhecimento. Queremos discutir, debater e lutar por objetivos comuns, pois, coletivamente, teremos resultados mais efetivos”, explicou Carlos Eduardo.

“A partir da produção conjunta, teremos força para construir, em conjunto, ações positivas para as nossas cidades”, complementou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk”.

No encontro, os gestores debateram, entre outras questões, o planejamento de ações para 2018, as pautas que devem ser discutidas ao longo do próximo ano, bem como os objetivos a serem traçados.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial