Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

28/11/2017 28/11/2017 15h53m

Brasil Mais Simples: Seminário já discute formas de desburocratizar para ampliar empreendimentos


Nos dois dias, os encontros ocorrerão no Itaimbé Palace Hotel (Fotos: Deise Fachin)

Nesta terça e quarta-feira, Poder Público, empresários e demais profissionais ligados a entidades de classe debaterão sobre maneiras de evitar burocracias para abertura de empresas

 

Desburocratizar. Essa é a palavra-chave nesta terça (28) e quarta-feira (29), enquanto estiver ocorrendo o 2º Seminário Estadual Brasil Mais Simples. No Itaimbé Palace Hotel, a discussão, os painéis e as palestras versam sobre maneiras eficientes de diminuir a burocracia para facilitar a abertura de empresas, com boas práticas de gestão. A abertura do Seminário, promovido pelo Sebrae/RS com apoio da Prefeitura de Santa Maria, aconteceu nesta manhã, e contou com autoridades, representantes de entidades empresariais do Município, do Poder Público, além de associações comerciais, entre outros.

Sabendo da importância do Seminário para o desenvolvimento da cidade e, também, buscando conexões e ainda mais conhecimento para implantar projetos de Governo no Município, como o Poupa Tempo Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom participou do evento. Acompanhado de secretarias-chave nesta área, como a de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; a de Estruturação e Regulação Urbana; o Instituto de Planejamento e o Meio Ambiente, o chefe do Executivo destacou as ações da sua gestão à frente da Prefeitura, reiterando o compromisso da Administração Municipal em desburocratizar processos para ampliar os investimentos na cidade.

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, é preciso visualizar o crescimento do país a partir da simplicidade, com custos baixos, mas de forma eficiente e resultados concretos:

“Entendo que o empreendedorismo é o caminho para futuro. É a partir dele que conseguiremos almejar o desenvolvimento do Município, do Estado e do país”, disse o chefe do Executivo.

Na oportunidade, o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, destacou o empenho do prefeito Pozzobom em incentivar que Santa Maria fosse a sede deste 2º seminário. Segundo ele, iniciativas como a do chefe do Executivo são passos fundamentais para criar ambientes propícios para o empreendedorismo.

“Necessitamos de políticas públicas para incentivar e fortalecer o empreendedorismo produtivo no Rio Grande do Sul. Essa é uma ótima oportunidade para discutirmos esses assuntos, na intenção de simplificar e desburocratizar para quem quiser empreender”, ressaltou Fialho.

O 2º Seminário Estadual Brasil Mais Simples é parte do projeto da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples) no Rio Grande do Sul e tem a intenção de simplificar procedimento de registro e licenciamento de empresas, reduzindo os prazos de abertura de empresas.

Também participaram do primeiro dia do seminário, a secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Tiago Simon; e o subcrefe de Ética, Controle Público e Transparência da Secretaria da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Hundertmarker.

 

PROGRAMAÇÃO (Dia 29 de novembro)
09h - Reunião dos Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS

OFICINAS TEMÁTICAS
Corpo de Bombeiros
Vigilância Sanitária
Meio Ambiente
Junta Digital

ENCONTRO ESTADUAL DOS ATORES DO DESENVOLVIMENTO
14h – Abertura
14h30min – Painel Boas Práticas do RS
16h –  Palestra "Experiências internacionais em Desenvolvimento Territorial:  O modelo das pequenas empresas nos distritos industriais italianos", com Emílio Beltrami
17h - Reconhecimento aos municípios com Políticas de Desenvolvimento Implantadas
17h30min – Lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - PSPE
18h – Encerramento

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial