Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

13/04/2017 13/04/2017 19h59m

Vila Belga comemora 110 anos de fundação e recebe placa do projeto Digituris


Vila Belga é o segundo ponto turístico a receber placa do projeto Digituris (Foto: João Alves)

Moradores prestigiaram o descerramento da placa que traz informações turísticas sobre o primeiro conjunto habitacional de Santa Maria

 

No dia em que comemora 110 anos de fundação, a Vila Belga recebeu a segunda placa do projeto Digituris. Desenvolvida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a iniciativa busca a expansão e promoção do Turismo. A solenidade de descerramento da placa foi realizada no fim da tarde desta quinta-feira (13), em frente à sede da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga, localizada no número 1928 da Rua Manoel Ribas.

Representando o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário titular da pasta, Ewerton Falk, falou aos moradores sobre o significado do ato. “Estar na Vila Belga é motivo de muita alegria para mim, pois tenho uma ligação afetiva com este lugar. O projeto chegou até aqui em reconhecimento à importância do primeiro núcleo habitacional de Santa Maria, hoje um bairro consolidado como ponto turístico da cidade e do Estado. Não é nenhum favor da Prefeitura trazer o Digituris para cá. A Vila Belga está nesse projeto porque esta conquista é fruto da união de vocês, moradores”, afirmou.

A secretária adjunta da pasta, Ticiana Fontana, lembrou que uma das missões da gestão municipal é seguir apoiando eventos que representem inovação e desenvolvimento. “A Vila Belga é uma referência turística e histórica. E a Prefeitura está aberta para iniciativas que representem desenvolvimento turístico e econômico para Santa Maria”, concluiu.

A presidente da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga, Mirna Floresta, agradeceu à Prefeitura pela inclusão do bairro no projeto Digituris. “Em nome da associação, quero agradecer a Secretaria de Desenvolvimento Econômico por essa iniciativa que divulga e valoriza o turismo e o patrimônio público, transmitindo informações sobre a história e fundação dos nossos pontos turísticos, entre eles a Vila Belga”.

Após o descerramento da placa que inclui a Vila Belga no projeto Digituris, os moradores desfrutaram de música ao vivo, com apresentação do músico nativista Pedro Mauro Raskoff e de Pedro Silveira e convidados. A programação de aniversário da Vila Belga segue neste domingo (16), com mais uma edição do Brique da Vila Belga, especial de Páscoa, a partir das 15h.

 

O PROJETO
O Digituris foi viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e contou com o envolvimento de diferentes áreas da Prefeitura, entre elas, a Casa Civil, por meio da Superintendência de Comunicação, e a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa, pela Superintendência de Tecnologia da Informação. Na primeira fase do projeto, dez pontos turísticos receberão placas contendo um código que pode ser lido pelo aplicativo QR Code, dando acesso à informações sobre o local. O primeiro ponto turístico a receber o projeto foi o Treze de Maio. Depois da Vila Belga, outros oito pontos estão previstos para receber as placas. São eles: Gare da Estação Ferroviária, SUCV, Praça Saldanha Marinho, prédio da Caixa Econômica Federal, Calçadão, Catedral Metropolitana, Catedral Anglicana e o Monumento ao Ferroviário.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial