Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Digituris: segunda placa será inaugurada na...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12/04/2017 12/04/2017 16h16m

Digituris: segunda placa será inaugurada na quinta, durante evento de aniversário da Vila Belga


Placa será fixada na parede externa da Sede da Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga (Foto: João Alves)

Local faz parte dos 10 pontos iniciais, escolhidos pelo Executivo, para receber o projeto

 

Dando continuidade às ações para desenvolver o Turismo em Santa Maria, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, irá inaugurar, nesta quinta-feira (13), a segunda placa do projeto Digituris. A Vila Belga será o segundo local a receber o projeto, e a fixação da placa ocorrerá durante as atividades em comemoração aos 110 anos do local.

A placa será fixada a partir das 17h30min, na parede externa da sede da Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga, que fica na Rua Manoel Ribas, 1928. O ato de inauguração está integrado à programação de aniversário da Vila Belga, que contará também com a exibição de documentário e apresentações artísticas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, a fixação da placa contempla a importância histórica que o local tem para Santa Maria.

“Essa é a sequência de um trabalho inovador que estamos propondo, e para nós é uma alegria enorme e nos deixa muito feliz instalar a placa na Vila Belga, por ser um lugar histórico, que tem uma importância econômica, cultural e turística para a cidade”, destaca o secretário.

A fixação e inauguração da placa é uma continuação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que teve o lançamento oficial na última sexta-feira (07), com a instalação da primeira placa, em frente ao Theatro Treze de Maio (leia mais clicando aqui). 

O Digituris consiste em um endereço digital, acesso por smartphones, que congrega informações sobre pontos turísticos de Santa Maria. Serão 10 locais iniciais onde, em cada um, haverá uma placa com um código impresso, o qual deve ser lido através do aplicativo QR Code. Após acessar o código, a população tem à disposição diferentes informações sobre o ponto turístico, como aspectos históricos, culturais, arquitetônicos, curiosidades e detalhes de localização e funcionamento, por exemplo.

“O lançamento dessa placa vem ao encontro do que trabalhávamos, que é divulgar a nossa Vila Belga. Esse projeto é um marco de uma nova fase, que vai possibilitar que as pessoas tenham acesso às informações desses locais”, comentou a presidente da Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga, Myrna Lena floresta.

Abaixo, confira a programação preparada pela Associação de Moradores para o aniversário de 110 anos da Vila Belga.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quarta-feira (Hoje - 12/04)

– 18h: Desfile e apresentação da Banda do Maneco, que percorrerá todas as ruas do local em homenagem aos moradores

– 19h30min: Exibição de documentário sobre a Vila Belga e a Ferrovia, em frente à sede da Associação de Moradores (Rua Manoel Ribas, 1928). Organizado pela TV OVO (a Associação pede que os visitantes e moradores do local levem cadeiras para o momento de assistir o documentário)

 

Quinta-feira (13/04)

– 9h30min: Entrega de moção em homenagem à Vila Belga, a ser realizada na Escola EMAI, durante Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Maria

– 17h30min: Lançamento da placa do projeto Digituris. Após, haverá apresentações artísticas com o músico nativista Pedro Mauro Raskoff, com uma moradora da Vila Belga e com Pedro Silveira e músicos

 

Domingo (16/04)

– Das 15h às 19h: Edição especial do Brique da Vila Belga, em comemoração ao aniversário e à Páscoa

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial