Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Digituris Santa Maria: Prefeitura lança projeto...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

07/04/2017

Digituris Santa Maria: Prefeitura lança projeto voltado para a expansão do Turismo na cidade


Solenidade ocorreu em frente ao Theatro Treze de Maio e reuniu autoridades e parceiros do projeto (Foto: João Alves)


Iniciativa reúne informações, acessadas a partir de smartphones, sobre pontos turísticos de Santa Maria

 

Com o objetivo de divulgar e potencializar o Turismo em Santa Maria, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, lançou oficialmente, nesta sexta-feira (07), o projeto Digituris Santa Maria. A solenidade foi realizada em frente ao Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho, e reuniu autoridades, convidados e parceiros da iniciativa.

No lançamento, o prefeito Jorge Pozzobom; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk; o integrante da equipe de Turismo da secretaria, Fábio Vasconcelos; o diretor executivo da empresa Bizziness, Pablo Bizzi; e a diretora do Theatro, Ruth Pereyron, fizeram o descerramento da primeira placa alusiva ao Digituris, que inaugura oficialmente o projeto na cidade.

“Quero agradecer à equipe da Secretaria, que atendeu a uma orientação de governo e desenvolveu esse projeto. O Digituris é uma ação inovadora e vai ao encontro do nosso projeto de desenvolvermos em Santa Maria um Turismo receptivo, de valorização do patrimônio público e capaz de gerar sentimento de pertencimento do cidadão na nossa cidade”, destacou o secretário Falk.  

O Digituris é pioneiro no Estado e consiste em um endereço digital, acessado por smartphones, reunindo conteúdo sobre pontos turísticos da cidade. As informações serão acessadas através da leitura de um código, impresso em uma placa, pelo aplicativo QR Code. O Theatro Treze de Maio é um dos 10 pontos iniciais (veja abaixo) onde haverá a placa com o código e foi o local escolhido para ser o primeiro patrimônio público a receber a placa. Quem acessar o material terá a disposição informações sobre aspectos históricos, arquitetônicos, culturais, curiosidades e detalhes sobre localização e funcionamento de cada local.

Durante a solenidade de lançamento, o prefeito Jorge Pozzobom parabenizou a pasta pelo projeto e ressaltou a importância de trabalhar com transparência e responsabilidade.

“Eu assumi o compromisso de governar com responsabilidade, de buscar a inovação e de trabalhar com transparência. E é isso que queremos aqui, mostrar para a população o que nós estamos fazendo e realizando. Esse projeto é a inovação que nós queremos para a cidade, de colocar Santa Maria em um outro patamar”, ressaltou o prefeito.

 

O PROJETO
O Digituris foi viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e contou com o envolvimento de diferentes áreas da Prefeitura, entre elas, a Casa Civil, por meio da Superintendência de Comunicação, e a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa, pela Superintendência de Tecnologia da Informação. A iniciativa para o projeto partiu de Fábio Vasconcelos, chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com inspiração em um modelo semelhante que existe em Portugal.

“Atendemos a um pedido do prefeito e quando somos desafiados, isso nos motiva. Nos dá gratidão de entregar um projeto que é um grande passo para a cidade”, comentou Vasconcelos.

Dentro da proposta de governo, de buscar parceria para desenvolver a cidade, a Prefeitura também contou com a parceria de empresas locais, entre elas a Sul Acrílicos e Bizziness. O diretor executivo da empresa, Pablo Bizzi, também participou da solenidade e destacou a importância do projeto para a cidade e se colocou à disposição do Município para ajudar em outras frentes.

“Esse é um projeto que vai ajudar a disseminar a Cultura e o Turismo em Santa Maria. Vai trazer as pessoas para cá, para conhecer o que temos. E nós da Bizziness estamos com as portas abertas para projetos que queiram sempre desenvolver a cidade”, ressaltou.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 19.722)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial