Formas de Atendimento

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES DESTE TUTORIAL, ELAS VÃO AUXILIAR VOCÊ. DEPOIS DE LER, CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SEU ATENDIMENTO. 

 

FORMAS DE ATENDIMENTO NO ESPAÇO POUPA TEMPO

O Espaço Poupa Tempo disponibiliza duas formas para atendimento ao público: presencial e por agendamento. Destas, o atendimento por agendamento tornou-se a forma preferencial de atendimentos no Espaço, concentrando TODOS os serviços (protocolização e retiradas). Já o atendimento presencial destina-se estritamente à retirada de documentos.

O atendimento é gerenciado virtualmente por um software, que realiza o chamamento de senhas na seqüência alfanumérica em ordem crescente para o tipo de serviço específico solicitado. Assim, é necessário que o usuário fique atento ao televisor presente na Sala de Espera, onde verificará se sua senha foi chamada, bem como em que guichê ocorrerá o atendimento!

OBSERVAÇÃO: para aqueles que optarem pelo agendamento, sugere-se que compareça, pelo menos, com cinco minutos de antecedência do horário agendado.

O usuário(a) que agendar horário aguardará o chamamento da senha na Sala de Espera, sempre atento ao televisor. O sistema chamará as senhas tão logo os atendentes concluam seus atendimentos. O não comparecimento ao guichê após as chamadas de senha, que não passará de 01 minuto, implicará no cancelamento do atendimento e chamada do usuário seguinte.

ATENÇÃO! Fique atento ao televisor! Uma vez chamada a senha, desloque-se até o guichê correspondente imediatamente! Realizar o agendamento corretamente e dirigir-se ao guichê adequado é uma responsabilidade inteiramente do usuário! Faça a sua parte e evite aborrecimentos desnecessários!

Uma vez que houver a chamada, o usuário deve apresentar o comprovante do agendamento ao atendente ou apresentar algum documento que comprove ser o titular, para ter início ao atendimento. ATENÇÃO! Os atendentes poderão solicitar a apresentação de documento que comprove tratar-se da pessoa que efetuou o agendamento. Evite constrangimentos!

Agilize ainda mais o seu atendimento, trazendo os documentos a serem protocolizados devidamente organizados e de acordo com os processos (localização, sanitário e ambiental)!

 

ATENDIMENTO PRESENCIAL

O atendimento presencial é aquele realizado diretamente no Balcão de Informações, e engloba EXCLUSIVAMENTE:

RETIRADA DE DOCUMENTOS:

* alvarás de localização e funcionamento (condicionado ou não), MEI ou não, e respectivas 2ª vias;

* renovações de alvará sanitário e de licença ambiental;

* certidões de inscrição, de não inscrição, de pleno e regular funcionamento e tempo;

COMPLEMENTAÇÃO DE DOCUMENTOS: documentos decorrentes de correções apontadas no sistema;

RETIRADA DE TAXAS DO ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO SOMENTE.

 

ATENDIMENTO POR AGENDAMENTO

É uma inovação e constituiu a principal forma de atendimento do Espaço Poupa Tempo, respondendo pela totalidade de serviços de protocolos ofertados! Nessa modalidade, a exemplo do que ocorre noutras repartições públicas, o(a) usuário(a) programa com antecedência a sua vinda ao Espaço evitando, com isso, constrangimentos relacionados à fila de espera. E o melhor: poderá fazer isso na comodidade do seu lar ou escritório. Trata-se de verdadeiro respeito com o tempo das pessoas!

Para agendar, basta que o usuário acesse o link disponível via internet na página https://www.santamaria.rs.gov.br/ e realize os procedimentos descritos no passa a passo a seguir:

Acessar o link, que está disponível na página inicial do site da Prefeitura de Santa Maria:

Criar um cadastro: ao clicar em “faça seu cadastro”, o usuário deverá preencher os campos obrigatórios e clicar em “cadastrar”.

Agendar um horário: o usuário já cadastrado deve escolher uma das opções de serviço disponíveis (“Sala do Empreendedor – MEI”, se procurar atendimento para Microempreendedor Individual (MEI); “Alvará/Renovações/Taxas” para todos os serviços, EXCETO MEI) e clique em “agendar atendimento”.

Escolha o dia e horário e selecione:

 

Uma mensagem confirmará a conclusão do agendamento. Clique em “imprimir” e depois “finalizar”

PRONTO! O seu agendamento foi concluído com sucesso!

IMPORTANTE! É necessário que o(a) usuário(a) apresente o(s) comprovante(s) de agendamento(s), seja impresso, seja por foto ou mesmo no celular no momento do atendimento!

 

CANCELAMENTO DE AGENDA

Você agendou um horário e não poderá comparecer? Não tem problema! Você pode cancelar o pedido. Aliás, o cancelamento nessa situação constitui um DEVER! O uso racional e responsável do agendamento é indispensável para possibilitar o maior acesso possível aos serviços ofertados pela Superintendência.

IMPORTANTE ! ATENÇÃO !!!

No caso de ausência/não comparecimento do(a) usuário(a), o não cancelamento da agenda até o dia/horário agendado implica na suspensão de novo agendamento pelo prazo de 15 dias. Fique atento: só é possível 03 cancelamentos/mês! Após, a ausência implicará na suspensão acima!

Portanto, evite aborrecimentos e siga os passos seguintes para promover o cancelamento de agenda em caso de não comparecimento:

Na tela inicial, devidamente logado, na aba superior direita onde apareceu o seu nome, clique em “Meus agendamentos”:

Aparecerá uma janela. Clique em “+ detalhes”:

Depois é só clicar em “Cancelar Agendamento”, e depois confirmar o cancelamento pronto!

Em seguida virá a mensagem dizendo que você não possui agendamentos. Pronto! O seu cancelamento foi realizado com sucesso!

 

DINÂMICA DO AGENDAMENTO

O sistema de agendamento foi pensado a partir da constatação de que o tempo médio de atendimento das demandas dos guichês gira em torno de 15 minutos. Neste intervalo de tempo, o atendente pode realizar, p.ex., os seguintes serviços, alternativa ou cumulativamente:

  • prestar informações específicas sobre os trâmites relativos ao processo de licenciamento; ou
  • protocolizar 01 inclusão de alvará de localização e funcionamento (condicionado ou não); ou
  • protocolizar até 02 pedidos de renovação (sanitário ou ambiental); ou
  • expedir algumas taxas; ou
  • realizar até 05 entregas de documentos prontos; ou
  • 01 retirada de documento + 01 pedido de renovação; ou a expedição de 02 taxas + retirada de 02 documentos prontos, etc. sempre respeitando o tempo médio de 16 minutos.
  • ATENÇÃO: processos que envolvam um maior volume de documentos necessitam de 02 horários. Exemplo: inclusão de clínicas, drogarias, farmácias, processos com licença de operação, e similares.

É possível que o(a) usuário(a) agende até 04 horários em seqüência num mesmo dia, caso necessite da prestação de mais serviços que não caibam num único horário. Caso o usuário por algum motivo não puder comparecer no dia e horário previamente agendado, deve promover o cancelamento da agenda pelo site, cf. tópico anterior.

IMPORTANTE: em caso de não atendimento das regras acima, e constatado que o atendimento ultrapassará o tempo limite, o atendente poderá encerrar o atendimento. Por isso é crucial o planejamento para obter os serviços adequadamente no Espaço!

Uma vez agendado o horário, é DEVER do usuário que compareça ao Espaço com antecedência. OBS: recomenda-se que chegue com 05 minutos de antecedência. O não comparecimento implica na suspensão de novo agendamento pelo prazo de 15 dias!

O agendamento prévio NÃO GERA O DIREITO AO ATENDIMENTO NA HORA EXATA. Circunstâncias alheias podem atrasar o chamamento de senha. Assim, o atraso de pelo menos 10 minutos além do horário agendado é tido como dentro de um limite aceitável.

 

 

 





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