Turismo e Educação

A missão da Secretaria de Turismo é "desenvolver o turismo do município de forma sustentável e integrada com a região". Com o intuito de cumprir esta missão, que permeia todo o Plano Municipal de Turismo, a Secretaria de Turismo desenvolve algumas ações e projetos específicos de educação para o turismo, incluindo parcerias as demais Secretarias, entre elas as da Educação e de Desenvolvimento Rural.

Neste aspecto, destacam-se o programa de Capacitação Profissional para o Turismo e o projeto Retrato dos Bairros: os dois visam desenvolver a comunidade a partir das suas potencialidades.

O programa de Capacitação Profissional para o Turismo, com os cursos de Capacitação para Taxistas, Condutores de Turismo de Aventura e o Curso de Qualificação para o Turismo Rural (realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR) tem o objetivo de qualificar a oferta turística de Santa Maria, mediante a capacitação de recursos humanos atuantes nas distintas áreas do setor, bem como preparar o sujeito construtor para que a sua atuação agregue valor ao conjunto da oferta turística, visando contribuir para a estruturação de um turismo profissional e competitivo.

Já o Retrato dos Bairros objetiva identificar os talentos da comunidade que possam ter alguma relação com a oferta turística. A partir desta cartografia dos ofícios antigos, da produção artística, cultural e artesanal, bem como do que é colecionado pelos moradores locais, o Retrato dos Bairros visa promover a animação turística.

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
Venâncio Aires, 2277 5º andar
Expediente externo: 7h30 às 13h
Telefone: (55) 3921-7098 e (55) 3921-7101 CEP: 97010-005
E-mail: smd@santamaria.rs.gov.br

© Copyright 2019, Todos os direitos reservados.