12/06/2019

Prefeitura de Santa Maria participa de encontro a respeito da conservação patrimonial nesta quarta

Executivo Municipal esteve representado durante palestra de arquiteta do Iphan no Treze de Maio

A Prefeitura de Santa Maria incentiva a reflexão em torno da preservação e da conservação do patrimônio cultural da Cidade Coração do Rio Grande. Por essa razão, o Executivo Municipal esteve representado, na noite desta quarta-feira (12), durante a palestra da arquiteta Ana Lúcia Goelzer Meira, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atividade faz parte da programação do XIV Fórum de Arquitetura e Urbanismo, organizado pela Universidade Franciscana (UFN), e foi realizada no Theatro Treze de Maio,

Com o tema “Cidade e Patrimônio: contribuições para o futuro”, o evento contou com a participação do presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria ( Iplan), Daniel Pereyron, e do superintendente de Cultura,  Cassio Corbelini.
Pereyrón destacou que a atividade acontece há cada dois anos e, agora, está sendo realizada num momento em que se discute mudanças no Plano Diretor do Município e a Lei do Patrimônio Histórico.
“Essas mudanças envolvem o debate a respeito das 135 casas da área central, mas também outras discussões sobre o assunto precisam ser feitas, para que os santa-marienses possam se apropriar de sua história e de seus bens culturais”, observou.

Para o superintendente Corbelini, a comunidade deve tomar contato com as riquezas culturais que guardam as origens da cidade para que se possa formar um comportamento de preservação artística e de patrimônio.

Até a próxima sexta-feira (15), o fórum pretende promover a troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais para sensibilização sobre os temas que envolvem o  patrimônio como promotor do conhecimento de uma cidade. Serão palestras, oficinas e encontros em diferentes formatos.

Texto: Erenice de Oliveira  (Mtb 9040)
Fotos: Deise Fachin (Mtb 17.922)

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2019, Todos os direitos reservados.