06/07/2018 06/07/2018 13h41m

Prefeitura de Santa Maria torna a sede da TV Ovo patrimônio histórico e cultural do Município

Assinatura do decreto de tombamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (Foto: João Alves)

Assinatura do documento garante a preservação da memória do prédio, localizado na Rua Floriano Peixoto, no Centro

O prefeito Jorge Pozzobom formalizou o tombamento do imóvel histórico que abriga a TV Ovo, associação sem fins lucrativos, voltada à formação audiovisual de jovens e à produção de vídeos comunitários e curtas-metragens que se propõem a registrar a memória de Santa Maria. A assinatura do decreto foi realizada na manhã desta sexta-feira (06), na sede da TV Ovo, um antigo casarão localizado na Rua Floriano Peixoto, na esquina com a Rua Coronel Ernesto Beck, no Centro. Pelo documento, ficam resguardados como patrimônio histórico e cultural do Município, o sobrado construído em 1960 e a fachada do galpão anexo, datado de 1940.

O chefe do Executivo destacou a importância do imóvel – formado por duas construções no mesmo terreno – para o contexto cultural de Santa Maria, justamente por estar localizado na região do Centro Histórico do Município, formado pela Avenida Rio Branco, pela Gare da Estação e pela Vila Belga.

“A preservação deste imóvel e a transformação deste local em um centro cultural vai ao encontro do que planejamos para o Centro Histórico de Santa Maria. Pretendemos revitalizar esta região e, pela localização do prédio, sabemos da importância dele para a recuperação do entorno”, afirmou o prefeito.

A coordenadora geral da TV Ovo, Neli Mombelli, e coordenador de Produção e Comunicação, Marcos Borba, explicaram aos presentes o que se pretende para o futuro do casarão, de propriedade do jornalista Marcelo Canellas, e cedido em comodato para a associação para que o projeto Sobrado Centro Cultural possa ser executado.

“O que temos aqui é um espaço livre, multiuso, com a intenção de transformá-lo em uma grande escola comunitária de cinema, um espaço para a produção cultural e audiovisual. Um lugar com acesso a estudantes das redes municipal e estadual, com cursos gratuitos e pagos, mas que seja mantido em parceria, de forma conjunta, como acreditamos ser nosso ideal de sociedade”, disse Marcos Borba.

Conforme a coordenação da TV Ovo, o tombamento do casarão amplia as possibilidades de viabilizar a restauração do imóvel. A captação de recursos deve ocorrer por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e via Lei Rouanet. Segundo Neli Mombelli, a submissão de projetos e a captação propriamente dita devem ocorrer nos próximos meses.

Além do prefeito, participaram do ato de assinatura a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, o vice-presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Daniel Pereyron, além de integrantes da TV Ovo e arquitetos que participam do projeto Sobrado Centro Cultural.

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2018, Todos os direitos reservados.