08/06/2018 08/06/2018 11h53m

Prefeitura de Santa Maria abre inscrições em concurso literário com temática sobre a população negra

Os textos selecionados vão integrar a coletânea “Negras Palavras Gaúchas II” (Foto: Mateus Argenta)

Projeto “Negras Palavras Gaúchas II” vai selecionar cinco trabalhos de escritores locais que desenvolvam textos sobre a história, a cultura ou o cotidiano negro

O Governo do Estado e o Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, abrem inscrições para o projeto “Negras Palavras Gaúchas II”. A iniciativa dá oportunidade a autores gaúchos, ainda desconhecidos, para escreverem sobre a temática da população negra do Rio Grande do Sul, abordando sua história, sua cultura ou seu cotidiano. O período de inscrições para a seleção pública ocorre de 11 a 29 de junho.

Ainda, a participação no projeto proporciona espaço no mercado editorial por meio da publicação dos textos em uma coletânea literária, intitulada “Negras Palavras Gaúchas II”. O livro deverá reunir 25 textos assinados por autores locais e das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Uruguaiana. O lançamento da publicação será realizado no dia 20 de setembro, em Porto Alegre.

SOBRE A PARTICIPAÇÃO E A SELEÇÃO DOS TRABALHOS
Podem participar do projeto “Negras Palavras Gaúchas II”, escritores maiores de 18 anos e que não sejam servidores municipais da Administração Direta ou Indireta (autarquias ou empresas públicas municipais). Autores com idade mínima de 16 anos (na data da inscrição) devem apresentar autorização assinada por seus responsáveis, com firma reconhecida em cartório. Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho. Ainda, é indispensável a leitura completa do regulamento, neste link.

Os textos devem se enquadrar nos seguintes gêneros: artigo, conto, crônica, ensaio ou poesia, com no máximo 3.903 caracteres, conforme as características especificadas no regulamento. Ao final do concurso, serão selecionados cinco textos de autores residentes em Santa Maria e estes trabalhos irão integrar a coletânea “Negras Palavras Gaúchas II”. A lista com os autores e os textos escolhidos será divulgada no dia 16 de julho, no site da Prefeitura.

Os textos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora, indicada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A análise dos trabalhos  ocorre no período de 02 a 13 de julho.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail negraspalavras2.sm@gmail.com, até as 23h59min do dia 29 de junho.

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Mateus Argenta (Prefeitura de Pelotas/SMSPPS)

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2018, Todos os direitos reservados.