10/05/2018

Prefeitura realiza solenidade de descerramento da placa em homenagem ao escritor Edmundo Cardoso

Familiares do homenageado e autoridades do Município participaram do ato (Foto: Deise Fachin)

Placa está fixada no prédio do Shopping Popular de Santa Maria, no largo que recebe o nome do escritor

A Prefeitura de Santa Maria promoveu, no final da tarde desta quinta-feira (10), uma solenidade em homenagem ao escritor santa-mariense Edmundo Cardoso. Na ocasião, foi realizado o descerramento da placa que denomina o espaço em frente ao Shopping Popular de Santa Maria como Largo Edmundo Cardoso.

A solenidade ocorreu junto às atividades da Feira do Livro de Santa Maria, na presença de autoridades do Município e de familiares do homenageado. A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Marcia Teston, destacou que o momento representava o registro da história da cidade, e enfatizou a importância do escritor na cena cultural do Município.

“Santa Maria vive e respira Cultura. E tantas são as personalidades fortes e importantes neste cenário, que jamais podem ser esquecidas. É uma satisfação muito grande estarmos aqui, prestando mais uma homenagem ao nosso querido Edmundo Cardoso, que é parte importante da nossa história”, destacou a secretária adjunta.

A esposa de Edmundo Cardoso, Therezinha de Jesus Pires Santos, e os filhos, Gilda May Cardoso dos Santos e Claudio Cardoso, compareceram ao ato. Na oportunidade, Therezinha ressaltou que o largo que recebe o nome do escritor é um ambiente que fez parte da rotina de Edmundo Cardoso, onde ele exerceu atividades profissionais e de lazer. Ela também agradeceu ao ex-vereador Danier Avello, que propôs a lei que nomeia o espaço.

“Inauguramos essa placa em um dos locais onde Edmundo transitou boa parte de sua vida. Com essa placa, Edmundo volta à Praça Saldanha Marinho, retorna a Santa Maria”, concluiu Therezinha.

Edmundo Cardoso foi jornalista, escritor, teatrólogo e funcionário da justiça. Desde cedo, envolveu-se com o desenvolvimento cultural da cidade, participando da criação de várias instituições. O acervo documental reunido por ele, hoje, constitui a Casa de Memória Edmundo Cardoso, entidade com finalidade cultural criada para homenageá-lo.

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2018, Todos os direitos reservados.