28/02/2018 28/02/2018 15h07m

Museu de Arte de Santa Maria recebe a exposição “Afinidades”, de Tânia Oliveira

População poderá conferir as obras até o dia 30 de março (Foto: Reprodução/Prefeitura)

A exposição de arte contemporânea já passou por Caxias do Sul e Porto Alegre

A partir das 19h desta quinta-feira (1º), o Museu de Arte de Santa Maria (MASM) abre a exposição “Afinidades”, de Tânia Oliveira. A visitação estará aberta ao público, de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de março. A exposição é organizada pela Prefeitura de Santa Maria e pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – com recursos do Fundo de Apoio à Cultura. Já no dia 02 de março, às 14h, haverá uma oficina gratuita de pintura, no anexo do museu.

A exposição de arte contemporânea já passou por Caxias do Sul e Porto Alegre. “Afinidades” é baseada no romance de Goethe (Afinidades Eletivas -1809), unindo a produção da figurinista e a produção da pintora. Goethe fala nas “afinidades eletivas” entre os elementos químicos e usa esse mecanismo como metáfora para pensar os relacionamentos humanos.

Para esta exposição, a artista parte da intensa observação dos ritmos cotidianos: o movimento, a diversidade dos tipos humanos e anônimos.  Se nas demais obras o figurino de época é representado por cores e químicos utilizados usualmente no envelhecimento dos tecidos, aqui é o tecido que ganha espaço e se integra à pintura. É uma volta às origens, já que o trabalho como figurinista foi que despertou o interesse pelo aprofundamento dos estudos em pintura e revelou a poética da produção de Tânia Oliveira.

O QUÊ: Exposição de arte “Afinidades”, de Tânia Oliveira
QUANDO: abertura nesta quinta-feira (1º) – até o dia 30 de março
HORÁRIO: de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h
ONDE: Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1400)

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Reprodução/Prefeitura

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2018, Todos os direitos reservados.