Centro de Convivência 21 de Abril

HISTÓRICO – Fundado em 21 de abril de 1927, o Clube dos Ferroviários 21 de Abril viveu seus tempos áureos nas décadas de 60 e 70, quando promovia em suas dependências bailes e jantares em homenagem às famílias descendentes de italianos que residiam no Itararé. A renda dos eventos sociais era revertida para a melhoria da infraestrutura do bairro. Quando abriu suas portas, o clube contava com 37 sócios-fundadores e proporcionava a seus associados convívio e recreação, além de desenvolver programações culturais e atividades esportivas. (Fonte: Bairro Itararé: Um resgate a memória social. Roberto Carvalho, Vera Maria Favila Miorim)

A primeira sede do clube foi na Rua Visconde de Ferreira Pinto. Depois o clube mudou de endereço, instalando-se na Rua Agne, ao lado da Igreja Santa Catarina. A atual sede, localizada na Rua Anita Garibaldi, foi construída na década de 40. Entre as décadas de 1960 e 1970 o clube chegou a ter cinco mil sócios.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER AS ATIVIDADES OFERECIDAS PELO CENTRO DE CONVIVÊNCIA 21 DE ABRIL

INSTALAÇÕES PASSARAM POR REFORMA EM 2009
Desde que foi fechado, em 1995, por conta do declínio das atividades ferroviárias, o clube sofreu com o abandono e o vandalismo, situação que preocupava os moradores da região. Em 2009, a última diretoria do 21 de Abril doou o prédio para a prefeitura. O local foi então reformado no intuito de transformar o antigo clube dos ferroviários em um centro de lazer e convivência para a comunidade.

A reforma recebeu investimento de R$ 1,4 milhão, com recursos financiados pelo Banco Mundial. No total, a Prefeitura reformou 1,8 mil metros quadrados de área. Foram recuperadas as paredes internas e externas, incluindo pintura. As redes elétrica e hidráulica foram refeitas e o piso do primeiro andar e do subosolo foi trocado. Também houve reforma dos banheiros e do forro. As escadarias e a quadra de esportes do clube passaram por melhorias.

Pensando na acessibilidade, foram instalados um elevador para cadeirantes e rampas de acesso. O palco foi reformado e nos dois andares foi colocado gesso no teto. Novas portas de acesso foram instaladas. O espaço vai oferecer três salas multiuso no subsolo e uma copa.

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.